Em 3 de novembro de 2017, cinco cartunistas sul-coreanos foram os vencedores do Prêmio Our Manhwa Today. Os Manhwas são os famosos quadrinhos coreanos.
Histórias em quadrinhos vêm ganhando muita força desde a década de 1990, editoras como DC e Marvel conquistam fãs de todas as idades. Contudo, a Ásia também tem seu amor pelos quadrinhos, sendo os mais conhecidos, os famosos “mangás” japoneses. E agora é a vez da Coreia do sul provar seu valor com os seus interessantes manhwas.
As histórias vencedoras do Prêmio Our Manhwa Today 2017 são:
- “Danji” pela cartunista Danji,
- “Myeoneuragi” de Soo Sin-ji,
- “San Francisco Hwa Rang Kwan” de Dolbae,
- “Eu esqueci de trazer minha carteira” por Miyeokuihyoneung e
- “Cashero” pela equipe befar.
Todos os ganhadores receberam um prêmio em dinheiro de 5 milhões de won. Além disso, o prêmio foi entregue pelo ministro da cultura em uma cerimônia no Museu Manhwa da Coreia, em Bucheon, província de Gyeonggi.
O prêmio anual, organizado pelo Ministério da Cultura, Esportes e Turismo é dado aos cinco melhores manhwas do ano. É considerado um dos melhores prêmios de quadrinhos na Coreia. Desde a sua criação em 1999, muitos cartunistas locais já ganharam a premiação.
Esse ano os manhwas premiados lidaram com temas sociais, principalmente do universo feminino e seus dilemas. Confira abaixo as histórias de alguns desses quadrinhos ganhadores:
O manhwa”Myeoneulagi“, um nome carinhoso para nora, recebeu altas notas por lidar com os conflitos entre sogra e nora. Sua história gira em torno da empresária Min Sa-Rin, que mora com o marido e a família dele. Como nora, Min tenta se dar bem com sua sogra, mas ela ainda acredita que as mulheres deveriam focar mais em tarefas domésticas.
“Danji“ também é apreciado por muitas leitoras do sexo feminino por lidar com o tema da violência doméstica. O título é o mesmo que o nome da autora, pois o quadrinho é uma autobiografia.
O manhwa é sobre uma família que tem uma forte diferença de gênero, com uma preferência ao filho homem. Naquela época, ela não reconheceu que era violência porque era muito jovem. Mas, à medida que envelhecia, ela percebe que foi discriminada por seus pais, em comparação com a irmã mais velha e o irmão mais novo.
“I Forgot to Bring My Wallet” está em linha com “Myeoneulagi” e “Danji” por lidar com problemas enfrentados por muitas mulheres. O foco é como sobreviver sendo mãe solteira.
“Cashero”, uma palavra combinada com dinheiro e herói, aparentemente lembra um trabalho de quadrinhos de super-herói, mas o tema é completamente diferente. Cashero refere-se à geração jovem de baixa remuneração provocada por um mercado de trabalho instável.
Para saber mais acesse: Fantasia Bucheon e Komacon.
Se você tem mais curiosidades sobre o assunto, o BrazilKorea tem diversas matérias interessantes sobre manhwas, para acessá-las basta clicar AQUI!