Cerca de 300 pessoas se reuniram no dia 07 de abril, em PyeongChang, para plantar árvores como parte das medidas sustentáveis adotadas pelo Comitê dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno PyeongChang 2018 em comemoração ao Arbour Day.
O evento aconteceu no Apensia Sliding Centre, onde serão realizadas as disputas de Luge, Skeleton e Bobsleigh durante os jogos de inverno, e contou com a apresentação de um coral de crianças, que apresentou ‘PyeongChang Snow’.
A escolha da data não foi aleatória, 05 de abril é comemorado o Arbour Day, onde pessoas são inspiradas a plantar e cuidar de árvores, assim como falam sobre a sua importância. Conhecido como Sikmogil (literalmente “dia de plantação de árvores”) em coreano, o dia tem sido celebrado na República da Coreia desde 1949.
O Escritório Provincial de Gangwon organiza eventos locais todos os anos para comemorar o Dia do Árvore. Este ano, o evento ocorreu em PyeongChang, a fim de promover e apoiar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2018.
Foram plantadas, no total, 546 mudas de árvores da região. O número é de particular importância, pois representa o número total de medalhas de ouro, prata e bronze que serão distribuidas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno do próximo ano.
Marcaram presença representantes do Escritório Provincial de Gangwon, do Comitê Organizador de PyeongChang 2018, moradores, estudantes e o prefeito de PyeongChang, Sim Jae Kook.
A República da Coreia é um país fortemente arborizado. A floresta cobre aproximadamente 80% da província de Gangwon. Sendo assim o evento é de particular significado à estratégia ambiental de PyeongChang 2018.
“Estou muito feliz em fazer parte deste evento em PyeongChang hoje. É ótimo ter o apoio da comunidade local, ajudando a plantar essas 546 árvores como símbolo dos Jogos e também como parte de nossos esforços ambientais. Estamos empenhados em agir sobre a nossa visão de novos horizontes para a sustentabilidade e conservar o meio ambiente local é um fator importante nisso”, comentou Taechul Rhyu, Diretor Geral do Meio Ambiente do POCOG, que agradeceu os esforços de todos os envolvidos.
A criação de um legado sustentável para a província de Gangwon e para a Coreia é um dos principais objetivos do POCOG.
Fonte: Olympic.org