“Alguém disse que há uma terra eterna e todos nós somos como pássaros daquela terra, aqui por um tempo antes de voltarmos a voar. Quando você chegar lá, eu oro para que você fique lá para sempre, sem se preocupar que você vai ter que voltar para outra vida.” P 41 – Raising the Swallow
Há o crescimento selvagem do vidro e do aço estourando nos lamaçais e nos arrozais. Crescimento econômico coreano? Verificado. Há serviço militar. O laço comunal entre homens sul-coreanos? Verificado. Há estranhamente conversando com uma mulher pela primeira vez. Homens mal socializados incapazes de tratar uma mulher como iguais? Verificado.
Adicione a esta prostituição, um anseio por um passado rural idílico e uma mãe emocional que o protege de um pai abusivo.
“E então vi um bando de centenas, não, milhares de andorinhas descendo pela planície, alguns dos rebanhos flutuavam no ar, chilreando e trilhando ruidosamente enquanto manobraram em vôo, enquanto outro rebanho se afastava na direção do Sr. Mani, e ainda outro enorme grupo parecia estar navegando direto para nós na parada de ônibus. “ P. 20
“Então eles nem sempre voltam”, a protagonista principal pergunta sobre as andorinhas.
“… Apenas um por cento nunca volta para onde eles nasceram.”
– E o que acontece com os outros?
“Alguns morrem, alguns voam para outros lugares.” (Página 21)
Na verdade, esta poderia ser a metáfora do autor Youn para a vida, como mostrado nessas cenas de vôo e mostrado em sua cena final. Não é esclarecedor, ou divertido, e é apenas ligeiramente em movimento.
Em termos de enredo, o menino universitário emocional fazendo seu serviço militar encontra a menina mundana que estuda economia doméstica. Eles vão a um encontro. Eles viajam para a Tailândia.
Ela, é claro, tem um verdadeiro namorado em outro lugar. Por isso, o autor se transforma em uma vítima, um tropo masculino clássico. O principal protagonista do sexo masculino continua sobre o seu sofrimento e à deriva através da vida.
Mais andorinhas se reúnem no teto de um bar onde vão conversar.
Quando se encontram em meados dos anos 2000, ambos casados, ambos com filhos agora, e ambos infelizes, as andorinhas se reúnem lá, também.
“No dia em que eu parar de ouvir o som das rochas rodando, eu vou voltar. Mas não até então.” P. 32
A protagonista principal tem um momento catártico. Abandonada ao lado de uma auto-estrada rural, no meio da noite, durante uma tempestade, ela encontra refúgio em um deus ex machina avô que oferece seu abrigo da tempestade.
Sua alma quebra. Ela é a única atriz verdadeira neste conto de pas de deux. O protagonista masculino não faz nada ao longo da história. Ele não tem arco de caracteres. Ela, entretanto, toma medidas para controlar sua vida.
“…O rugido das rochas, profundamente rolando, sons crescendo, como eles estavam sendo lavados rio abaixo pelas corredeiras …. Como o som das rochas rolando com as águas de inundação veio a suas orelhas, Mun-hui começou a lamentar. Era como o som de sua alma desmoronando ao redor dela.” P. 33
No final do dia, no entanto, o autor Youn conta seu conto de um homem de meia-idade olhando para trás em sua vida anterior. As andorinhas vêm e as andorinhas vão, levando-o através das ondas de Ganghwa para Seul e de volta novamente.
Por mais ruim que os erros de digitação sejam, a voz do autor vem através da tradução e você pode verdadeiramente senti-lo, sozinho, tentando descobrir a vida por conta própria. Então, quando seu próprio filho nasce, ele começa a criar outra andorinha.
“À medida que meu filho crescia, fiquei surpreso ao ver um tufo de cabelo aparecer na nuca, que as pessoas chamam de “cauda de andorinha”. Disseram-me que quando era menino, eu também tinha um.” P. 34
Fonte: korea.net