As áreas históricas de Gyeongju acomodam uma extraordinária concentração de Arte Budista Coreana, que se apresenta na forma de esculturas, pagodes e os tempos e palácios remanescentes do florescimento cultural da Dinastia Silla.
O Clã Silla iniciou o seu domínio da região sudeste da península coreana em 57 A.C e eles escolheram Gyeongju como sua capital. Com a ajuda da Dinastia Tang da China, o Reino Silla derrotou seus rivais no séc. 7 e assim estabeleceu seu reinado por quase toda a península ate o inicio do séc. 10. Os governantes Silla embelezaram sua capital com vários prédios públicos, palácios, tempos e fortes, e suas tumbas são encontradas ao redor da cidade.
Os sítios e monumentos ao redor de Gyeongju são um testemunho excepcional das realizações culturais do período de dominação do Clã Silla. Esses monumentos foram de suma importância no desenvolvimento do Budismo e da Arquitetura Secular na Coreia. A Região Histórica de Gyeongju abriga diversos artefatos históricos, por isso o registro desses tesouros foram feitos por grupo, que são divididos em 5 diferentes áreas:
- Namsan, que abriga diversos artefatos budistas;
- Wolseong, que apresenta as ruínas do palácio da Dinastia Silla;
- Daereungwon, onde estão localizadas tumbas antigas;
- Hwangryongsa, que abriga as relíquias do tempo gigante de Hwangryongsa;
- Fortaleza Myunghwal;
No vídeo abaixo podemos ver um pouco mais dessa região tão rica em bens culturais (Áudio em inglês)
Informações turísticas podem ser encontradas no site oficial de Gyeongju.
Fonte: Gyeongju, UNESCO, Visit Korea, CHA