No dia 04 de maio (sábado), Seul recebeu um lindo presente. O portão Sul denominado Sungnyemun (Nandaemun), foi oficialmente reinaugurado. Um dos marcos da cidade e designado como monumento nacional n.1, o portão sul, faz parte dos 4 portais mais antigos de Seul e tinha a estrutura em madeira mais antiga da Coreia. Severamente destruído por um incêndio em Fevereiro de 2008, o portal foi totalmente reconstruído.
A obra levou 5 anos e 3 meses para ser concluída e custou 24.7 bilhões de wons (US$ 22 mihões). A equipe responsável pela restauração conduziu extensas pesquisas históricas e utilizou técnicas e materiais tradicionais das antigas construções coreanas. As telhas foram feitas a mão e foram utilizadas tintas decorativas tradicionais.
Celebrando este momento tão importante para a cultura coreana os 4 palácios reais de Seul (Gyeongbok, Changdeok, Changgyeong, Deoksu) e o Jongmyo Shire estiveram abertos ao público gratuitamente, houveram também várias atividades artísticas comemorando a reabertura de Sungnyemun.
Fonte: Visitseoul.net