O BrazilKorea já apresentou a vocês o sistema metroviário e o de ônibus de Seul. Hoje falaremos dos tipos de táxis existentes nas cidades coreanas e a diferença entre eles.
Na Coréia, é fácil e barato pegar um táxi. Ele pode ser encontrados em pontos de táxi nas áreas mais movimentadas da cidade. Há também certos táxis que podem ser solicitados por telefone. A maioria dos táxis que operam em Seul aceitam cartões de crédito e até mesmo pelo T-money. Já os de cidades pequenas aceitam apenas dinheiro. Tarifas básicas podem variar ligeiramente de região para região e ela é calculada pela distância e tempo.
Táxis padrão
Táxis padrão são geralmente na cor prata ou branca, mas em Seul muitos deles são da cor laranja. Fora do centro da cidade, a maioria dos táxis são da variedade padrão e raramente existem quaisquer táxis de luxo ou jumbo. A tarifa pode variar por região.
Táxis de luxo
Chamado de “Mobeom Taxi”(모범 택시) em coreano, os táxis de luxo são preto com um sinal amarelo na parte superior. No lado dos táxis é possível ver o sinal “Taxi Deluxe” (taxi de luxo). Eles oferecem mais espaço para passageiros e um padrão de serviço maior do que os táxis regulares. Por isso, a tarifa básica e a tarifa da distância adicional são maiores do que os táxis regulares. Táxis de luxo podem ser encontrados em estandes localizados em hotéis, estações, terminais de ônibus e nas principais ruas da cidade. Em cidades ou cidades menores, não há táxis de luxo, e os táxis de cor preta são todos os táxis regulares.
Táxi-jumbo
Na Coreia também existe o táxi-jumbo, que suporta até oito passageiros. Eles tradução simultânea por telefone e estão equipados com um dispositivo de emissão de recibo e um leitor de cartão de crédito. As tarifas são as mesmas que os táxis de luxo.
Em 2009, a Coréia lançou um serviço especial chamado “Táxi Internacional”. Eles são conduzidos por motoristas que podem falar inglês ou japonês. Mas para utilizá-lo você deverá reservá-lo. E as taxas podem ser calculada por distância, destino, ou por tempo.
Para saber o valor das taxas de cada tipo de táxi, clique aqui.
Fonte: Visit Korea e The straw hat Backpacker