Coreia do Sul bate Espanha e avança para as oitavas de final da Copa do Mundo de futebol feminino. De virada, seleção asiática conquista a primeira vitória no torneio e agora enfrenta a França.
Nesta quarta-feira a Coreia do Sul venceu a Espanha por 2-1 em Ottawa e conquistou a vaga para as oitavas de final da Copa do Mundo de futebol feminino. Cho So Hyun e Kim Soo Yun fizeram os gols para as coreanas. Já Verônica fez o tento espanhol. No domingo, as Taegeuk Ladies, como são conhecidas, enfrentam a França pelas oitavas de final em Montreal às 17h (horário de Brasília).
Nas duas primeiras rodadas, tanto Coreia do Sul quanto Espanha vinham de empates contra a Costa Rica e derrotas para o Brasil. Só a vitória interessava para as seleções alcançar a classificação. A Espanha começou melhor, e com ataques velozes pelas pontas levava muito perigo ao gol coreano. E a insistência espanhola deu resultado quando Corredera fez linda jogada pela esquerda e cruzou rasteiro para Verônica abrir o placar. 1-0 e a Espanha levava a vaga para as oitavas de final.
O primeiro tempo foi todo espanhol. Mas na segunda etapa a Coreia do Sul mandou na partida. E logo aos 8 minutos, Ji So Yun roubou a bola no meio campo e lançou para Kang Yu Mi, que driblou a zagueira e fez cruzamento perfeito para Cho So Hyun empatar a partida. 1-1 e o resultado eliminava as duas equipes.
O resto do segundo tempo foi puro drama. As equipes sabiam que um gol tomado poderia acarretar em eliminação, mas o empate encerraria com o sonho de ambas as seleções. A Espanha teve uma ótima oportunidade com Corredera. A velocista espanhola saiu na cara do gol, mas parou em ótima defesa da goleira Kim Jung Mi.
“Quem não faz… toma.” Seguindo a velha lógica do futebol, a Coreia do Sul matou o jogo. Aos 33 minutos, Kim Soo Yun foi tentar cruzar e acabou encobrindo a goleira Tirapu, da Espanha, concretizando a vitória da seleção asiática.
No último minuto, a Espanha teve a oportunidade de empatar o jogo. Bermudez cobrou uma falta da meia-lua e a bola carimbou o travessão e foi para a fora. Após este lance foi só esperar a árbitra finalizar o jogo para a belíssima festa sul-coreana em Ottawa.
Esta é a segunda presença da Coreia do Sul em mundiais feminino. Pela primeira vez a seleção avança à segunda fase do torneio. Em 2003, a Coreia do Sul foi eliminada na fase de grupos.