BRAZILKOREA | O site mais completo sobre a Coreia do Sul

Trot – O ritmo que marcou a Coreia do Sul está de volta

brazilkorea trotTrot ou Teuroteu (트로트), é um gênero de música pop coreana e é conhecido como antecessor do K-pop. O trot surgiu durante o domínio japonês por volta de 1900, tendo influência de elementos musicais japoneses, ocidentais e coreanos.

Com o tempo o  gênero adotou vários nomes diferentes, como yuhaengga, ppongjjak, e o nome mais recente teuroteu (a pronúncia coreana da palavra trot). O nome deriva de um encurtamento de “foxtrot”, uma dança de salão que influenciou elementos do gênero. Música trot é descrita como ritmo de duas batidas ou ritmo duplo, com tradicionais sete-cinco estrofes silábicas, e estilo vocal único chamado Gagok.

O trot tornou-se popular quando passou a ser utilizado como um recurso para expressar seus traumas com a experiência da colonização, com o  tempo as letras passaram a tratar de política, amor e cotidiano.

Após o fim da II Guerra Mundial e o domínio colonial do Japão na Coreia, a música trot começou a tornar-se ocidentalizada. O trio feminino “The Kim Sisters” tornou-se popular durante esse tempo, e sua performances chamaram a atenção de soldados e público americano, durante a década de 1960. Esse período também introduziu uma série de músicos sul-coreanos, como Lee Mi-Ja, Patti Kim, Taee Jin Ah, Na Hoon-A.

Fazendo sucesso durante anos depois de sua criação, entre os anos 80 e 90, o gênero musical entrou em declínio com o surgimento da dance music. Porém, nos últimos anos o Trot voltou a ter sucesso, em 2014 a KBS produziu o drama Trot Lovers que abordava como tema central o Trot, o qual fez grande sucesso, tanto nacional como internacional. E se você acompanha algum programa de variedades da Coreia, já deve ter visto muitos cantores de trot famosos por lá, como Park Hyun Bin e Hong Jin Young que já apareceram em Roommate 2. Hong Jin Young é atualmente conhecida na Coreia do Sul como a rainha do Trot, que hoje em dia é conhecido como símbolo da música tradicional popular sul-coreana.

Fontes Imagens: global.rakuten.com, maniadb.com e koreatimes.co.kr

Fontes Texto:  Wikipedia e o Livro Hearts of Pine

Sair da versão mobile