Saudades de uma comida coreana bem apimentada? Hoje é o dia de matar essa vontade. A receita desse post é o kimchi jeyuk bokkeum, uma receita feita com carne de porco e kimchi. E fica ainda mais especial se você tiver aquele kimchi que está a mais tempo na sua geladeira. Afinal, quanto mais velho o kimchi, mais gostoso ficam os pratos feitos com ele.
Hoje vamos ver mais um tipo de processo de cozimento, o bokkeum, que consiste em na técnica em “refogar” os ingredientes em um tipo de molho ou tempero. Nós já vimos o bokkeumbap, que é um refogado de arroz. Já o termo sozinho, sem o bap (que significa arroz), significa um refogado de algo qualquer, sem arroz. O verbo “bokkda” (볶다) em coreano significa o processo de se cozinhar ingredientes secos sob calor. Mas esse tipo de prato não significa que são utilizados apenas ingredientes secos, mas podendo indicar também pratos que adquirem um caldo grosso depois de cozidos.
Existem vários tipos de bokkeum (볶음), onde são utilizados os mais diversos tipos de carnes e legumes. A receita apresentada hoje, o kimchi jeyuk bokkeum (김치재육볶음), uma receita da culinária coreana feita de carne de porco marinada e refogada com kimchi e gochujang, a pasta de pimenta coreana. Costuma também ter alguns legumes, como cenoura, cebola, ou também abobrinha italiana. É uma receita muito prática e fácil, além de ser útil para aproveitar o kimchi que está quase se perdendo.
E não se preocupe quanto ao nível de pimenta. Se você não tolera muita pimenta, diminua na quantidade de pimenta (de gochujang e gochugaru).
Acesse a receita completa clicando aqui.
Fonte: queraprenderacozinhar.blogspot.com.br, www.trifood.com, en.wikipedia.org