Videos de pessoas comendo já era uma prática na Coreia, porém agora a evolução é a transmissão ao vivo de refeições. A estrela é Park Seo-yeon, de 34 anos, reconhecida na atualidade como celebridade.
O interessante do projeto, é que você não vê apenas a comida, nem a estrela literalmente comendo, você também pode interagir com ela no site Afreeca TV, onde por chat a coreana conversa em tempo real com seus espectadores, e alguns até jantam com ela em suas próprias casas, às vezes até a mesma comida. Essa nova onda esta sendo chamada de muk-bang , que pode ser traduzido mais ou menos como transmissões de refeições, mas aqui no Ocidente ganhou um nome mais sugestivo: voyeurismo gastronômico.
Park Seo-Yeon faz transmissões todos os dias, jantando em frente a uma câmera de vídeo, que transmite as imagens em tempo real para milhares de seguidores, que conversam e acompanham a refeição pela internet. Park transmite suas refeições por até três horas por dia de seu apartamento e chega a ganhar mais de R$ 22 mil por mês.
O Afreeca TV — plataforma de streaming sul-coreana conta com mais de 3 milhões de espectadores por dia — tem bastante influência na difusão do voyeurismo gastronômico: embora a maior parte do conteúdo no site seja de gente jogando games ao vivo, as refeições ao vivo já são 5% de todos as transmissões. Será que a moda pega no Brasil?