Muitos consideram Webtoons é a forma online de Manhwa, porém, os dois possuem algumas características especiais que os diferenciam.
Tradicionalmente os manhwas são lançados e vendidos de forma impressa com uma periodicidade pré-estipulada pela editora a qual o seu autor está vinculado. Já os webtoons são lançados e distribuídos online e, normalmente, de forma gratuita, não tendo uma periodicidade fixa, já que seus autores não estão vinculados à editoras e são livres para trabalhar em seus projetos.
Como os autores de webtoons não estão vinculados a contratos, eles são livres para se expressarem e o conteúdo das suas histórias não passam pelo crivo das editoras, porem, essa liberdade faz com que os autores possam parar seus trabalhos pela metade, deixando o público sem saber se elas terão continuação ou não. Os manhwagas estão sujeitos a contratos editoriais, tendo que, muitas vezes, seguir o direcionamento da empresa a que estão vinculados. Algumas obras são canceladas sem terem sido finalizadas, sendo o maior motivo para o cancelamento, o baixo número de vendas do título.
Os criadores de webtoons lançam mão de vários artifícios para tornar o seu trabalho mais atraente ao público. Aproveitando as facilidades e ferramentas que o formato digital possibilita, além de otimizarem os webtoons para dispositivos móveis, eles incrementam suas histórias utilizando animações em flash, gifs, sons ambientes, músicas e cores. Por sua vez os criadores de manhwas dependem de suas habilidades e do que ele consegue representar no papel para atrair o leitor, sendo as obras predominantemente apresentadas em preto e branco.
Podemos citar como exemplos de Manhwas: Gui, Priest e Ragnarok, sendo que os três foram lançados no Brasil. Misaeng, Aftermath e Fashion King são exemplos de webtoons de sucesso que viraram filme, mini-drama e drama, respectivamente.
Lembrando que até 24 de agosto em Seul está acontecendo uma exposição especialmente dedicada aos webtoons, para mais detalhes clique AQUI
Fontes: cabecalho.wordpress.com, koreanwebtoons.wikia.com e quadro-a-quadro.blog.br