Gwangbokjeol, imagem de Gwangbokjeol

Imagem: blog.seoul.go.kr

No dia 15 de agosto, os coreanos celebrarão os 70 anos de Gwangbokjeol (광복절), o Dia da Libertação ou, na tradução literal, Restauração da luz. Esta data lembra o dia 15 de agosto de 1945, dia em que a Coreia se libertou da ocupação japonesa.

História

Em 1905 o Japão ocupou a Coreia e, cinco anos depois, o país foi oficialmente a ele anexado. Os japoneses governaram a Coreia com pulso de ferro, obrigando os coreanos a adotar nomes japoneses, converter-se ao xintoísmo e foram proibidos de usar a língua coreana nas escolas e nos negócios.

No dia 15 de agosto de 1945, com a vitória dos Aliados (Estados Unidos, Reino Unido e União Soviética) sobre o Japão na 2ª guerra mundial, o Império Japonês rendeu-se e a península coreana foi dividida – supostamente temporariamente. O norte do pararelo 38 ficou sobre a tutela da União Soviética e a sul sobre a tutela dos Estados Unidos da América.  A República da Coreia (Coreia do Sul) foi estabelecida três anos depois, em 13 de Agosto de 1948.

Comemorações

Gwangbokjeol é comemorado com um série de festivais, cerimônias e paradas. Além disso, as ruas são enfeitadas com a Taegeukgi (bandeira da Coreia do Sul), para honrar os heróis que lutaram pela libertação da nação.

Este ano, que marca os 70 anos de Gwangbokjeol, vários eventos estão programados. Os palácios Gyeongbok, Changdeok, Changgyeong e Deoksu e as tumbas reais da Era de Joseon (1392-1910) estarão abertas ao público, gratuitamente, de 14 a 16 de agosto. Várias performances (teatro, musica e dança) e exibições ajudarão o público a conhecer e refletir sobre a história da Coreia. Veja a programação detalhada aqui.  

Além disso, a exposição “The Korean Empire, Dreaming of a Modern State”, do Museu Nacional Coreano, rememora a luta pela independência, sua libertação e autonomia. Saiba mais aqui

Aqui no Brasil, as comemorações serão realizadas no 9º Festival da Cultura Coreana, que acontecerá nos dias 15 e 16 de Agosto de 2015, das 10h às 18h, no Colégio Polilogos, localizado na Rua Solon Nº1018 – Bom Retiro – SP. Para mais informações, clique aqui.

Curiosidades sobre o Gwangbokjeol

  • Todos os anos, por ser um feriado muito importante para os coreanos, o Google presta uma homenagem ao Gwangbokjeol. Confira os doodles dos anos passados aqui.
  • Nas cerimônias oficiais sempre é cantada a “canção Gwangbokjeol.
  • Neste dia o governo concede uma série de perdões especiais.
  • Na Coreia do Norte este dia é conhecido como 조국해방의 날.

Fontes: Coisas da Coreia, Korea Net.

 

avatar
About Jessica

Editora Chefe (Belo Horizonte - MG) Jornalista por formação e comunicóloga por vocação. Tão apaixonada pela cultura coreana, que fala e escreve sobre ela o tempo todo. Trabalha a finco para quebrar os pré conceitos que se existe em relação a Coreia.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *