Imagem: https://bnbheroblog.files.wordpress.com

Imagem: https://bnbheroblog.files.wordpress.com

O Seollal (Eumnyeok Seollal음력 설날) ou o Ano Novo Coreano é uma das festas mais significativas da Coreia. Ele é comemorado no primeiro dia do calendário lunar e durante três dias. Esse ano, o Ano Novo Coreano caiu no dia 08 de fevereiro.

O Ano Novo Coreano é um feriado tipicamente familiar. Muitas pessoas aproveitam o feriado de três dias para retornar às suas cidades de origem e visitar os pais e também para homenagear seus ancestrais. 

Ano novo coreano

Imagem: http://english.visitkorea.or.kr/

Uma das atividades obrigatórias no Seollal é o Sebae (세배), que é uma reverência feita aos ancestrais e aos mais velhos. Primeiramente se faz o Sebae aos ancestrais que já faleceram e oferece comida e bebida ao seus espíritos. Em seguida as crianças desejam aos anciãos de sua família um ano novo feliz, dizendo “saehae bok mani badeuseyo” (“새해 복 많이 받으세요”), que traduzindo significa “tenha um ano novo abençoado”. Os pais normalmente premiam este gesto, dando a seus filhos dinheiro ou “dinheiro de brinquedo” em sacos da sorte feitos de seda bordado com palavras de sabedoria, chamadas Deokdam (덕담)

Após o Sebae, a família se reúne para a tradicional refeição de Ano Novo, o Tteokguk(떡국), uma sopa de bolos de arroz cortados em fatias finas. Você pode saber mais sobre as comidas que são tradicionais nesse feriado tão especial, AQUI.

Como o Seollal é um feriado que reúne familiares e amigos, é muito comum jogar certos tipos de jogos. Algumas brincadeiras de Ano Novo incluem soltar pipas e jogam yut nori (윷놀이: jogo de tabuleiro), jegichagi (제기 차기), neolttwigi (널뛰기: um jogo de saltar sobre uma gangorra).

O BrazilKorea foi convidado pela jornalista e escritora Yoo Na a comemorar o Ano Novo na casa do Pastor Moon. Confira!

Ano novo coreano

Imagem: http://english.visitkorea.or.kr/

2016 – Ano do macaco

Os coreanos seguem o calendário zodíaco chinês. Cada ano é representado por um dos 12 signos do zodíaco, que assumem a forma de animais. São 12 guardiões conhecidos coletivamente como Sibijisin.
O ano de 2016 é o ano do Byeongsinnyeon, no qual “Byeong” significa vermelho e “sin” macaco ou seja “O Ano do Macaco Vermelho”. O período regido pelo Macaco de Fogo é de muita sorte, bons fluídos e boas oportunidades a quem planta o bem. O Macaco de Fogo é justo e cumpri o que está traçado na vida das pessoas.

 

Mensagens

É muito comum que os idols postem fotos e vídeos desejando um feliz ano novo à seus fãs.



 

Fonte: Visit SeoulTerra

avatar
About Jessica

Editora Chefe (Belo Horizonte - MG) Jornalista por formação e comunicóloga por vocação. Tão apaixonada pela cultura coreana, que fala e escreve sobre ela o tempo todo. Trabalha a finco para quebrar os pré conceitos que se existe em relação a Coreia.

3 Responses to Ano novo coreano e suas tradições
  1. avatar

    Olá, gostei muito do seu artigo. Parabéns!!!

  2. avatar

    Então a Coreia não comemora a passagem de ano do dia 31/12 para o dia 01/01? É um dia normal?


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *