chuseok

Imagem: visitkorea.or.kr

Chuseok (추석) é um dos maiores e mais importantes feriados da Coreia. É um feriado de três dias, celebrado no 15º dia do 8º mês do calendário lunar. É o tempo onde os membros das famílias se reúnem e dividem comidas e histórias além de agradecerem aos seus ancestrais pela abundante colheita.

A origem exata desse feriado é incerta, mas ela pode ser rastreada até as antigas práticas religiosas que eram centradas em torno da lua. A presença do sol era considerada uma rotina, mas a lua cheia, que vinha uma vez por mês, foi considerada um evento especial e significativo. Por isso, a festa da colheita ocorre no dia da brilhante lua cheia.

Charye 

Na parte da manhã, os membros da família se reúnem em suas casas para realizar os serviços memoriais (chamados Charye, 차례). Visitar o túmulo do seu ancestral durante o Chuseok é conhecido como Seongmyo. Durante esta visita, os membros da família removem as ervas daninhas que cresceram ao redor das sepulturas na temporada de verão, uma prática que é chamada de Beolcho (벌초). Este costume é considerado um dever e expressão de devoção e respeito.

Ssireum 

Tradicionalmente, durante o feriado de Chuseok as pessoas mais fortes em cada aldeia se reúnem para realizar competições de Wrestling. Durante o jogo, dois concorrentes se enfrentam no meio de uma caixa de areia circular cercado por espectadores. O último lutador a ficar de pé após uma série de competições é considerado o vencedor e é nomeado o homem mais forte da aldeia, levando para casa o algodão, arroz, ou um bezerro como prêmio. Hoje algumas competições são realizadas, durante o Chuseok, para determinar o homem mais forte na Coréia, mas as competições não são tão importantes como já foram.

Ganggangsullae 

Nesta dança, mulheres vestidas de hanbok (roupa tradicional coreana) juntam as mãos em um círculo e cantam juntas. A dança remonta à Dinastia Joseon (1392-1910), quando o exército coreano fazia com que as moças jovens usassem uniformes militares e circundassem a montanha para que as tropas inimigas achassem que o exército coreano era muito maior do que realmente era. Muitas vitórias foram conquistadas graças a essa tática.

Conheça mais sobre as atividades realizadas durante o Chuseok no vídeo abaixo:

 

Fontes: VisitKorea e Korea.net

avatar
About Jessica

Editora Chefe (Belo Horizonte - MG) Jornalista por formação e comunicóloga por vocação. Tão apaixonada pela cultura coreana, que fala e escreve sobre ela o tempo todo. Trabalha a finco para quebrar os pré conceitos que se existe em relação a Coreia.

5 Responses to Chuseok: Um dos maiores e mais importantes feriados da Coreia
  1. avatar

    […] Saiba mais no artigo e vídeo do BrazilKorea […]

  2. avatar

    […] os anos, em comemoração ao Chuseok, a MBC realiza o Idol Star Athletics Championships. Este ano o programa foi ao ar nos dias 29 e 28 […]

  3. avatar

    […] que é apenas um pre-release. Enquanto isso, Red Velvet teve sua vitória na edição especial de Chuseok do M!Countdown, com a música ‘Dumb Dumb […]

  4. avatar

    […] Chuseok é também um tempo onde as pessoas fazem pedidos, geralmente de  saúde, amor e sucesso, enquanto olham para a lua cheia cheia, que nestes dias a maior e mais brilhante do ano. O Songpyeon representa a lua e muitas pessoas costumam fazer seus pedidos comendo songpyeon. É tambem um momento para ser grato pela abundância da colheita e festejar em família. […]

  5. avatar

    […] e celebrações tradicionais, como casamento e aniversários, ou durante feriados nacionais como Chuseok e Seollal. As crianças usam tradicionalmente um Hanbok em seu aniversário de um ano (chamado […]


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *