kimchi

IMAGEM: queraprenderacozinharcoreia.blogspot.com.br

 Se você gosta de tudo relacionado à Coreia do Sul, provavelmente já ouviu falar do kimchi (김치). Mas você já experimentou kimchi? Sabe como é feito? Se não, saiba um pouco mais a respeito do prato mais famoso da Coreia e aproveite para aprender a receita.

Kimchi é uma comida tradicional coreana feita de vegetais temperados com bastante pimenta, alho, sal e outros condimentos que passam por um processo de fermentação antes de serem consumidos ou utilizados como ingrediente. Esse processo se originou no passado, como uma forma de preservar os vegetais para o período de inverno. O kimchi mais comum é feito de acelga, mas é possível encontrar também de pepino, nabo ou outros tipos de folhas e até mesmo de ostras ou outros frutos do mar.

Para quem nunca experimentou, o kimchi tem um sabor bem diferente do que nós brasileiros estamos acostumados. É uma mistura de vários sabores: é ao mesmo tempo azedo, apimentado, salgado, com sabor de alho, às vezes levemente adocicado, e também, dependendo da receita, pode ter um leve toque de peixe. É comum na Coreia cada família adaptar a receita adicionando ingredientes conforme o gosto de cada um.

O kimchi é parte da Cultura Sul Coreana, o que o torna um orgulho nacional e também está quase sempre está presente como prato de acompanhamento (bancham), ou dá origem a outras refeições (kimchi jjigae, kimchijon, e outros).

Além de seu sabor diferenciado (e que nem sempre agrada a todos), o kimchi também tem muitos benefícios nutricionais. Por ser um alimento à base de vegetais, ele é uma boa fonte de fibras, vitaminas e minerais. Além do mais, possui também Lactobacillus, a mesma bactéria presente no iogurte, que auxilia na digestão e ainda ajuda a equilibrar a flora intestinal.

Ficou com água na boca?  Entre no blog Queraprenderacozinharcoreia e veja a receita completa do kimchi.

Fonte: Kimchi: Flavor, Nutrition, Uses, and Availability/Livro: Eating korean –  Cecilia Hae-Jin Lee

avatar
About Lilian

Editora Associada (Belo Horizonte) - Estudante de moda que escolheu a Coreia do Sul para intercâmbio em 2012/2013, sem saber nada sobre o país, em busca de conhecer algo totalmente diferente. Hoje continua apaixonada pela Coreia, principalmente pela cultura, culinária, idioma e artes em geral. Mantem o blog http://queraprenderacozinharcoreia.blogspot.com.br/ onde ensina o passo-a-passo de receitas de pratos coreanos.

3 Responses to Culinária Coreana: Kimchi
  1. avatar

    É impossível um ser humano ficar sem comer Kimchi!!! Para quem gosta de uma boa pimenta fica louco de tão bom quando experimenta.
    Aqui em BH falta um restaurante e uma mercearia especializados na culinária Coreana.
    O povo Belo-horizontino precisa de conhecer mais o povo, a cultura e principalmente a culinária Coreana.

  2. avatar

    […] Kimchi (김치) é um dos pratos mais conhecidos da culinária coreana. Ele está presente em todas, ou […]

  3. avatar

    […] Kimchi: É uma comida tradicional coreana feita de vegetais temperados com bastante pimenta, alho, sal e outros condimentos que passam por um processo de fermentação antes de serem consumidos ou utilizados como ingrediente. Kimbap: Conhecido como o “sushi” coreano, o kimbap trás em seu recheio diversos legumes  (levemente cozidos ou em conserva), às vezes ovo, presunto e, dependendo do sabor o recheio pode variar de carne de boi, atum, kimchi, queijo, e outros ingredientes. Japchae: É um prato coreano feito de macarrão de batata doce, refogado com óleo de gergelim, molho shoyo e outros temperos, servido com vegetais (cenoura, cebola, cogumelos, pepino, etc) e às vezes também com carne. […]


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *