Daeboreum, festival Daeboreum, tradições Daeboreum

Imagem: http://blog.hanwhadays.com/

No dia 22 de fevereiro, os coreanos comemorarão o Daeboreum (대보름 ou “Grande lua cheia”, em tradução livre). A data celebra a primeira lua cheia do novo ano lunar, no qual se acredita ser a mais brilhante do ano. Conheça algumas tradições e comemorações do Daeboreum.

Na manhã do Daeboreum, os coreanos quebram amendoins e nozes com os dentes, pois acreditam que este ritual pode ajudar a prevenir problemas de pele, manter os dentes saudáveis e trazer boa sorte. Aqueles que moram no campo, enfrentam o tempo frio e escalam as montanhas para assistir a ascensão da lua. Diz-se que a primeira pessoa a ver o nascer da lua terá boa sorte durante todo o ano ou terá um desejo realizado.

No café da manhã do Daeboreum, os coreanos comem legumes temperados e “Ogokbap” (오곡밥), que é um bolo de arroz cozido com cinco tipos de grãos. Acredita-se que a partilha dos dois pratos com pelo menos três vizinhos traz boa sorte ao longo do ano. Além disso, os coreanos bebem o “gwibalgisul” (귀밝이술 ), que é feito de Cheongju (um tipo de vinho de arroz frio) para obter a bênção de só ouvir boas notícias ao longo do ano. Ervas secas recolhidas no ano anterior, também são consumidas, a fim de espantar a exaustão do verão.

Confira um vídeo que mostra um tradicional apresentação do Daeboreum:

Comemorações de 2016

Assim como outros feriados coreanos, existem vários festivais em diversos lugares de Seul para celebrar o  Daeboreum. Confira alguns deles:

Aqueles que visitarem o Namsangol Hanok Village poderão assistir a apresentações e participar de tradicionais atividades, como a queima de notas. Nela os visitantes escrevem seus desejos em papeis e depois os queimam. Com isso, acredita-se que os desejos podem se tornar realidade. Outras atividades planejadas pela equipe do Namsangol Hanok Village, incluem a quebra de nozes e a degustação de pratos e bebidas típicos do Daeboreum.

Data: 22 de fevereiro de 2016
Horário: 15h às 19h
Local: Namsangol Hanok Village (28, Toegye-ro 34-gil, Jung-gu, Seoul)
Entrada gratuita
Como chegar:
Metrô: Linha 4 – Chungmuro – Saída 3 ou 4
Linha 3 – Chungmuro – Saída 3 ou 4

Outro local que também celebrará a primeira lua cheia do novo ano lunar é a  Namsan Tower, que está localizado em um dos pontos mais altos de Seul. As atividades acontecerão em frente a torre, no dia 21 de fevereiro (domingo) de 15 às 17 horas.

 

Fonte: BrazilKorea, Wikipedia, Visit Seoul ¹²

avatar
About Jessica

Editora Chefe (Belo Horizonte - MG) Jornalista por formação e comunicóloga por vocação. Tão apaixonada pela cultura coreana, que fala e escreve sobre ela o tempo todo. Trabalha a finco para quebrar os pré conceitos que se existe em relação a Coreia.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *