dano

Imagem: yonhapnews.co.kr

Dano (단오) também chamado de Surit-nal (수릿날) é uma data comemorada no quinto dia do quinto mês lunar na Coreia, e que marca o solstício de verão no hemisfério Norte. Porém a data também está incorporada nas astronomia ocidental. Este ano, o Dano foi celebrado no dia 09 de junho.

Solstício  é o momento em que o Sol, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e hora exatos variam de um ano para outro. Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano. E quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano.

Na Coreia existem inúmeras tradições ligadas a este dia, e apesar de ser uma data reconhecida pela astronomia mundial, os coreanos tem diversas explicações ancestrais para a data. O Dano era originalmente um feriado comemorado na parte norte do país. Por exemplo, no antigo território de Gaya, Dano era um dos cinco rituais anuais para Suro. Quando houve a unificação dos Três Reinos da Coreia, deuses ancestrais também foram assimilados e alguns rituais ancestrais mantidos. Originalmente chamado Surit-nal, o novo nome Dano, derivado do Festival Duanwu, foi adotado durante Dinastia Joseon, juntamente com a data exata da celebração.

E porque o Dano é celebrado no quinto dia do quinto mês lunar? Dano significa, literalmente, “o primeiro quinto”. Dan (단) significa “primeiro” e o (오) significa “cinco”.

Uma das tradições ligadas ao Dano é a lavagem dos cabelos das mulheres com uma água de lírios, e existem diversas comidas ligadas a este dia: Suritteok e Yaktteok são os principais pratos para a temporada de Dano. Folhas de artemísia são preparados e colocadas no arroz e amassados juntos para fazer um bolinho de arroz verde. Yaktteok são bolos de arroz feitos com várias ervas. Durante a temporada de Dano que é a época das cerejas, muitas pessoas tomam licor desta fruta e as crianças comem arroz frito e milho. Além disso, em homenagens ao falecidos, são oferecidos bolos de arroz de artemísia recém-feitos.

O Dano (단오), já foi uma das festas mais celebradas na Coreia, juntamente com “Seollal“, “Chuseok” e “Hansik”, e é tradicionalmente dito ser o período de tempo durante o ano em que o “Yang” (força vital positiva) é mais forte e mais evidente. 

Fontes: visit korea e wikipedia ²

avatar
About Alcina Knabben

Editora Executiva (Florianópolis - SC) - professora universitária, mestre em administração, apaixonada pela Coréia (negócios, maquiagem, comidas e TV) tem se dedicado a importação e a divulgação da cultura coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *