Makgeolli brazilkorea

Imagem: en.wikipedia.org

Apesar de ser um “vinho de arroz”, a bebida não se parece em nada com o saquê, o vinho de arroz japonês, ou com a bebida destilada de arroz, o soju, bebidas essas transparentes e de teor alcoólico relativamente alto. O makgeolli é típico da Coreia e por isso tem características bem específicas.

O makgeolli (em coreano “막걸리”)  é um vinho de arroz coreano, de consistência leitosa, sabor levemente adocicado, levemente gaseificada (gás oriundo da fermentação) e de teor alcoólico baixo (em torno dos 5%). É normalmente vendido em garrafas, e, ao consumir, é necessário balançar a garrafa de vinho antes de consumi-lo, para que a bebida fique homogênea, já que o vinho é espesso e a parte mais pesada se deposita no fundo quando a bebida fica armazenada por certo tempo.

O vinho é consumido gelado e normalmente servido para acompanhar as panquecas coreanas, como as panquecas de kimchi (kimchijeon), frutos do mar, cebolinha, etc. Em Seul é possível encontrar bares noturnos que possuem uma grande variedade de magkeolli’s, além de possuírem um cardápio variado de panquecas para acompanhar o consumo do vinho. Alguns lugares ainda servem o vinho da forma tradicional, como na foto, em um pote de barro e com uma concha, e servido em potinhos de metal dourado.

Alguns coreanos dizem que o makgeolli oferece muitos benefícios à saúde, sendo até mesmo fonte de vitaminas. Tanto que é comum ver coreanos consumindo makgeolli após uma longa caminhada pelas montanhas da Coreia (o famoso hiking), seja por costume ou por acreditarem que o makgeolli ajuda a repor nutrientes e a energia depois de uma atividade física intensa.

No Brasil, o vinho é algo difícil de se encontrar. É possível encontrá-lo no Bom Retiro, o bairro coreano em São Paulo, ou em alguns sites que vendem pela internet. A vantagem do makgeolli é que ele é uma bebida relativamente fácil de se produzir em casa, caso goste da bebida e tenha dificuldades para comprar. É possível encontrar diversas receitas (sites em inglês) e até mesmo alguns preparados (é possível comprar em alguns sites internacionais, como o ebay) contendo todos os ingredientes necessários para o preparo do vinho em casa. E se você já experimentou o makgeolli e aprecia a bebida, acesse o blog Quer Aprender a Cozinhar? Coreia e aprenda como fazer essa deliciosa bebida!

Fontes: en.wikipedia.org, english.visitkorea.or.kr

avatar
About Lilian

Editora Associada (Belo Horizonte) - Estudante de moda que escolheu a Coreia do Sul para intercâmbio em 2012/2013, sem saber nada sobre o país, em busca de conhecer algo totalmente diferente. Hoje continua apaixonada pela Coreia, principalmente pela cultura, culinária, idioma e artes em geral. Mantem o blog http://queraprenderacozinharcoreia.blogspot.com.br/ onde ensina o passo-a-passo de receitas de pratos coreanos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *