Dean

Imagem: http://joombasmusicgroup.com/

Uma das maiores e mais recentes apostas do R&B, Dean já acumula prestígio não só entre o público coreano mas entre grandes nomes da música americana.

Dean iniciou sua carreira musical aos 16 anos e aos 18 já acumulava mais de 1 milhão de cópias vendidas com suas composições que mesclam estilos que vão do rock, indie, EDM, soul e hip hop. Compositor pela Joombas Music, selo vinculado a Universal Music, Dean escreveu hits como “Voodoo Doll” performado pelo boygroup VIXX, e que em 2013 ocupou o primeiro lugar na Billboard coreana e “Black Peal” do EXO.

Em 2015, com a produção de “I’m not sorry” que conta com a colaboração de Eric Bellinger (ganhador do Grammy e compositor de hits como Halo da cantora Beyoncé), Dean percorreu os estados de Washington, Atlanta, Chicago, DC e Miami, onde foi destaque nas rádios e ganhou não só notoriedade mas prestígio com o público e entre veteranos da indústria.  Logo em seguida embalou outros trabalhos de sucesso como “Here & Now” com Mila J que em menos de um mês de lançamento alcançou mais de 180 mil plays no Soundcloud e “Put My Hands on You” fruto da colaboração com Anderson Paak e Mr. Carmack. No mesmo ano teve seu debut na Coreia com o single “I love it” produzido por Dok2 e BAM (popularmente conhecido pelos trabalhos realizados com Chris Brown e Ne-Yo), em seguida lançou a faixa “Pour Up” que conta com a colaboração de ZICO (Block B), além de participar da série de promoção da canção “Baby Baby” do álbum “Exit” do boygroup Winner, que também ganhou interpretações na voz de Taeyang (Big Bang), Lee Hi e Zion T.

Em janeiro deste ano (2016) Dean liberou um MV para “What 2 Do“, uma balada romântica que conta com a colaboração de Crush e do cantor filipino-americano Jeff Bernat que tem público cativo na Coreia.

Em março, o cantor que havia sido indicado ao prêmio de Melhor Canção R&B e Soul através da faixa Pour Up no Korean Music Awards 2016, foi premiado. Ainda no mesmo mês lançou seu primeiro EP, 130 Mood: TRBL contém 7 faixas (Outro, Pour Up, Bonnie & Clyde, What2Do,  D Half Moon, I Love It e 21) e alcançou o 3º Lugar no chart de Albuns Mundiais da Billboard. Com público e sucesso consolidado, Dean foi convidado para participar do renomado festival SXSW no palco do Spotify House, sendo o primeiro músico asiático a compor o lineup do festival.


Em julho, participou do KCON 2016 LA Concert ao lado de artistas como Amber, GFriend, SHINee, Block B, Monsta X, Twice, Astro e outros nomes da música pop coreana. 

E as parcerias não se restringiram aos palcos, só neste segundo semestre de 2016, Dean já realizou colaborações com Dok2 em “Bad Vibes Lonely”, com o boygroup Block B na faixa Blooming Period, com a rapper Heize nas canções Shut Up & Groove e And July e ainda com Taeyeon em seu mais novo hit Starlight.

Toda sua produção é fruto de referências musicais como Toni Braxton, Bobby Brown, Dru Hill, Kanye West, Nirvana, Tory Lanez, Childish Gambino, e ainda de nomes como o ator norte americano James Dean, que procura inspiração através da moda, do cinema, da cultura popular e nos mais variados estilos, criando um conceito muito particular enquanto artista. É também através deste caminho que Dean vê a oportunidade de unir e alcançar diversos públicos proporcionando também, que os mesmos conheçam sobre culturas diferentes.

Acompanhe Dean na íntegra através do InstagramFacebookTwitterYoutube e Soundcloud e fique de olho no BrazilKorea para outras novidades sobre o artista.

Fonte: Dean Official | All Acess   

Atualizado em 11 de agosto de 2016.

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Socióloga e pesquisadora sobre cultura e tradição coreana.