Imagens: asianwiki.com e www.sbs.co.kr

Imagens: asianwiki.com e www.sbs.co.kr

A onda Hallyu, que iniciou na década de 90, se expandiu primeiramente pela China, e rapidamente se espalhou pela Ásia até chegar aos demais continentes. Ela se refere aos dramas e música exportados pela Coreia do Sul. Nestas postagens especiais serão abordados conteúdos sobre as emissoras de TV e seus famosos Kdramas.

Hoje existem 3 grandes empresas de televisão aberta no país, dentre elas está a SBS (Seoul Broadcasting System) ou no coreano Seoul Bangsong (서울방송). A SBS foi fundada em 14 de novembro de 1990, sendo sua programação exibida em TV pelo canal 6, além disto, a empresa também opera em duas estações de rádio e sete canais a cabo, sendo um deles o SBS Plus, que foca em dramas, show de variedades e séries.

Sandglass – escrito por Song Ji Na e dirigido por Kim Jong Hak, foi ao ar em 1995 com o total de 24 episódios, foi a série que consagrou a SBS no ramo do Kdrama, sendo considerado um dos mais significantes e de maior audiência da história dos dramas. Sendo a maior audiência ocorrida no episódio de número 21 com 64,7%, em uma média de 50,8% de audiência em território nacional.

Dentre os dramas dos anos 2000 de maior sucesso, e que ajudaram a onda Hallyu se expandir também nas Américas e Europa, estão: Secret Garden e You Came From The Stars.

Secret Garden – foi exibido em 2010, com o total de 20 episódios. Conta a história do divertido romance entre o lindo e rico Kim Joo Won (Hyun Bin), e da dublê Gil Ra Im (Ha Ji Won). Após irem ao misterioso restaurante Secret Garden e tomarem um vinho floral dado a eles pelo dono, acordam no dia seguinte e descobrem que eles mudaram de corpo. Teve seu pico de audiência no episódio final com 31,4%, em uma média de 24,4% em território nacional.

You Came From The Stars – teve seu último episódio exibido em 27 de fevereiro de 2014, em um total de 21, tendo um episódio especial extra. É uma história de fantasia onde Do Min Joon (Kim Soo Hyun), um alienígena que chegou ao planeta Terra durante a Dinastia Joseon, 400 anos depois, se apaixona pela famosa atriz Hallyu Cheon Song Yi (Jun Ji Hyun), durante seus três últimos meses de moradia neste planeta. Com seu estilo comédia romântica, conquistou picos de audiência em seus episódios finais, tendo uma média de 22,64% em território nacional.

Outros dramas de sucesso exibidos pela emissora, foram estrelados pelo representante oficial da onda Hallyu, Lee MinHo: Faith, City Hunter e The Heirs.

Faith – também conhecido como The Great Doctor, foi exibido pela SBS em 2012, com um total de 24 episódios. O drama é passado no período de Goryeo, mostrando um pouco da história da Coreia, tendo personagens épicos famosos como Rei Gongmin (Ryu Deok Hwan) e o guerreiro Choi Young (Lee MinHo). É uma história de aventura, fantasia e romance, Choi Young vai ao futuro, acreditando ser outro mundo, e encontra Yoo Eun Soo (Kim Hee Seon), trazendo-a para o passado para curar a Princesa Nogoog (Park SeYoung).

City Hunter – foi exibido em 2011, com um total de 20 episódios. O drama conta a história de um justiceiro, Lee YoonSung (Lee MinHo) que é criado na Tailândia por Lee Jin Pyo (Kim Sang Joong), sobrevivente de uma operação secreta na Coreia do Norte. Lee Jin Pyo após ser traído pelos governantes de sua própria nação, vai para o Triângulo de Ouro e se torna Lorde das Drogas. Entre toda a ação da série, acontece um romance entre Lee Yoon Sung e a agente do Serviço de Segurança Presidencial, Kim NaNa (Park Min Young).

The Heirs – exibido até dezembro de 2013, com um total de 20 episódios. Em seu pré-lançamento, o drama trouxe altas expectativas, uma vez que tem em seu elenco os artistas quentes da nova geração Hallyu: Lee MinHo, Park Shin Hye, Kim Woo Bin, Choi Jin Hyuk e os K-idols, Krystal (Fx) e Kang Min Hyuk (CNBlue). The Heirs conta a história do triângulo amoroso entre Kim Tan (Lee MinHo), Cha Eun Sang (Park Shin Hye) e Choi Young Do (Kim Woo Bin). Gravado parte em Los Angeles na  California, a trama mostra a famosa história do ‘príncipe’ que se apaixona pela plebeia, e a competição pelo trono de um grande conglomerado.

Doctor Stranger  – outro drama de sucesso está sendo exibido pela emissora, em seu 12º episódio, de um total de 20. O drama conta com estrelas como Lee Jong Suk (Secret Garden), Park Hae Jin (You Come From The Stars), Kang SoRa (Ugly Alert), e ainda atores consagrados como Kim Sang Joong (The Chaser e City Hunter) e Cheon HoJin (City Hunter).

Com esses dramas de sucesso, a SBS foi capaz de se manter firme na disputa de audiência de dramas da TV  e expandir ainda mais a cultura coreana para outros países. Para a lista completa de dramas exibidos pela SBS, clique AQUI. E para assistir online a programação, acesse: SBS OnAir.

 

Fontes: AsianWiki (em inglês), SBS (em coreano), DramaFever

avatar
About Kat

One Response to [Especial BrazilKorea] Kdrama: SBS – parte 1
  1. avatar

    […] para locações de diversos programas de TV como: episódios 9 e 149 do programa de variedades da SBS “Running Man”, episódio 3 na segunda temporada da série da MBC “We Got Married” – […]


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *