Entender um pouco sobre etiqueta pode ajudar na hora de construir uma boa primeira impressão, principalmente em um outro país, onde a cultura e os costumes são diferentes. Entenda nesta série de posts a etiqueta coreana. Conheça hoje, como os coreanos presenteiam.
Na Coreia, os presentes expressam muito sobre um relacionamento e eles são sempre recíprocos.
É imprudente dar a alguém um presente caro, se você sabe que ela não pode retribuir de acordo. Sempre leve frutas, chocolates de boa qualidade ou flores, se convidado para a casa de um coreano.
Os presentes devem ser embrulhados muito bem, de preferência em papel vermelho ou amarelo, uma vez que estas são as cores reais. Como alternativa, você também pode usar papel rosa, uma vez que denota felicidade. Sempre evite embrulhar em papel verde, branco ou preto, na Coreia essas cores não são usadas em presentes!
O número 4 é considerado de azar, então não deve-se presentear em múltiplos de 4. Em contraste, o número 7 é considerado de sorte, então se quiser montar um kit de presente, guarde este número.
Não assine um cartão em tinta vermelha isso é visto como desrespeito. Use sempre as duas mãos ao oferecer um presente. Na Coreia não se abre um presente assim que se recebe. Então, se receber algum presente, espere até chegar em casa ou seu quarto de hotel para abri-lo.
Leia também os outros posts da série: AQUI
Fonte: www.kwintessential.co.uk
[…] Etiqueta Coreana: Presentes – O primeiro post da série mostrou como os coreanos presenteiam, considerando desde o embrulho ao modo de entregá-lo. […]