Arte-Coreana-II-e1413467181252

Na última matéria da Série Arte Coreana sobre Pintura Coreana, você conhecerá alguns artistas coreanos, suas obras e influências no cenário artístico contemporâneo.

A história da pintura coreana, estende-se do início dos murais pintados nas paredes dos túmulos durante o quarto século, e continua presente nas obras de um grande número de artistas coreanos que mantém estilos e formas da arte tradicionais, além de agregar conceitos modernos.

Assim como hoje, onde pintores de diversos países buscam estudar no exterior para aprender outros estilos suas tradições, os primeiros pintores coreanos viajavam para estudar as obras daqueles que eram considerados os grandes mestres.

Relembre a história da pintura coreana e saiba mais sobre a pintura contemporânea.

Jeung Kang

Jeung Kang é um dos grandes nomes da nova geração de pintores coreanos. Ela trabalha nos Estados Unidos desde sua formação. Suas obras alinham a tradição da pintura coreana ao avant-garde.

Na série Hanbok, Jeung Kang apresenta o papel da feminilidade dentro de um ambiente culturalmente mudando - onde as tradições são substituídos por valores modernos. Em suas pinturas ela explora esse caminho emocionalmente em conflito na busca da identidade pessoal, equilibrando as expectativas da sociedade.  Sandra Lee Gallery - Exposição “Reshaped Traditions: New American Painting"

Na série Hanbok, Jeung Kang apresenta o papel da feminilidade dentro de um ambiente culturalmente mudando – onde as tradições são substituídos por valores modernos. Em suas pinturas ela explora esse caminho emocionalmente em conflito na busca da identidade pessoal, equilibrando as expectativas da sociedade.
Sandra Lee Gallery – Exposição “Reshaped Traditions: New American Painting”

Bae Joon Sung

Bae Joon Sung nasceu em 1967  em Gwangju. Em 1990 se graduou na BFA – Faculdade de Belas Artes da Universidade Nacional de Seul, e em 2000 na MFA. Seu currículo artístico é extenso, além de ter ganhando dois importantes prêmios: em 1995 o Grand Prix pela Chung Kyungja Art Culture Foundation e  em 2000, o prêmio de Jovem artista pelo Ministério da Cultura, do Esporte e Turismo da Coreia.

Imagem: http://www.baejoonsung.com/

Imagem: http://www.baejoonsung.com/

Conheça outros trabalhos de Joon Sung, em seu site oficial.

Lee Gil Woo

Lee Gil Woo nasceu em 1972 em Suwon. É considerado um dos grandes nomes da pintura coreana contemporânea. Atualmente é professor de Arte, pintura coreana pela Faculdade de Artes da Universidade Chung-Ang. Coleciona 9 prêmios recebidos, e dentre eles  pode-se destacar o Grande Prêmio da Bienal de Arte Asiática em Bangladesh e o Prêmio Especial na Exposição de Arte da Coreia, pelo Museu Nacional de Arte Contemporânea.

Imagem: http://www.pinterest.com/

Imagem: http://www.pinterest.com/

Yoo Hae Ri

Yoo Hae Ri nasceu em 1970,  na Coreia do Sul e atualmente vive em Nova York. Formou-se em 1992 na Universidade Nacional de Kyungbook.  Suas obras expressam paisagens psicológicas em colorido e retratam o lado escuro da psicologia humana, como a dor, a vulnerabilidade, a opressão e a sexualidade, usando conceitos abstratos.

Imagem: http://www.koreaneye.org

Imagem: http://www.koreaneye.org

Agradecemos aos leitores por acompanharem a Série – Arte Coreana, que se dedicou ao longo de três semanas a apresentar mais sobre a pintura coreana.

 

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Socióloga e pesquisadora sobre cultura e tradição coreana.

One Response to Série Arte Coreana – Pintores coreanos contemporâneos
  1. avatar

    Boa noite !

    Gostei muito das pinturas e gostaria de conhecer mais os artista e a arte Coreana .


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *