Na última matéria da Série Arte Coreana sobre Pintura Coreana, você conhecerá alguns artistas coreanos, suas obras e influências no cenário artístico contemporâneo.
A história da pintura coreana, estende-se do início dos murais pintados nas paredes dos túmulos durante o quarto século, e continua presente nas obras de um grande número de artistas coreanos que mantém estilos e formas da arte tradicionais, além de agregar conceitos modernos.
Assim como hoje, onde pintores de diversos países buscam estudar no exterior para aprender outros estilos e suas tradições, os primeiros pintores coreanos viajavam para estudar as obras daqueles que eram considerados os grandes mestres.
Relembre a história da pintura coreana e saiba mais sobre a pintura contemporânea.
Jeung Kang
Jeung Kang é um dos grandes nomes da nova geração de pintores coreanos. Ela trabalha nos Estados Unidos desde sua formação. Suas obras alinham a tradição da pintura coreana ao avant-garde.
Bae Joon Sung
Bae Joon Sung nasceu em 1967 em Gwangju. Em 1990 se graduou na BFA – Faculdade de Belas Artes da Universidade Nacional de Seul, e em 2000 na MFA. Seu currículo artístico é extenso, além de ter ganhando dois importantes prêmios: em 1995 o Grand Prix pela Chung Kyungja Art Culture Foundation e em 2000, o prêmio de Jovem artista pelo Ministério da Cultura, do Esporte e Turismo da Coreia.
Conheça outros trabalhos de Joon Sung, em seu site oficial.
Lee Gil Woo
Lee Gil Woo nasceu em 1972 em Suwon. É considerado um dos grandes nomes da pintura coreana contemporânea. Atualmente é professor de Arte, pintura coreana pela Faculdade de Artes da Universidade Chung-Ang. Coleciona 9 prêmios recebidos, e dentre eles pode-se destacar o Grande Prêmio da Bienal de Arte Asiática em Bangladesh e o Prêmio Especial na Exposição de Arte da Coreia, pelo Museu Nacional de Arte Contemporânea.
Yoo Hae Ri
Yoo Hae Ri nasceu em 1970, na Coreia do Sul e atualmente vive em Nova York. Formou-se em 1992 na Universidade Nacional de Kyungbook. Suas obras expressam paisagens psicológicas em colorido e retratam o lado escuro da psicologia humana, como a dor, a vulnerabilidade, a opressão e a sexualidade, usando conceitos abstratos.
Agradecemos aos leitores por acompanharem a Série – Arte Coreana, que se dedicou ao longo de três semanas a apresentar mais sobre a pintura coreana.
Boa noite !
Gostei muito das pinturas e gostaria de conhecer mais os artista e a arte Coreana .