Os chás coreanos possuem uma história de mais de dois mil anos de presença na cultura local. Diversificados entre tipos, propriedades, aromas e sabores.
De forte influência do Budismo chinês, a prática e consumo dos chás se tornou cotidiana entre o povo coreano. Primeiro com a introdução da planta de chá indígena chinesa, que permite que chás como oolong, pue-erh, branco, verde e preto sejam desenvolvidos. Até que posteriormente os coreanos pudessem criar seus próprios chás e uma etiqueta particular de consumo. Que já foi apresentada pelo BrazilKorea AQUI!
Os chás coreanos tradicionais são classificados em quatro tipos: Chá Verde, Chá de Ervas Medicinais, Chás a base de Frutas e Chás a base de Grãos. Chás de flores, raízes, cascas e outras combinações também são classificaçoes populares.
Entre os chás coreanos de ervas medicinais, destaca-se:
- 인삼차 Chá de Ginseng – Feito a partir da infusão da raiz de ginseng, é preparado sob acompanhamento de jujubas e castanhas secas originárias da Coreia. Com sabor e aroma fortemente presente, seus benefícios estão associados a recomposição do sistema imunológico; força física, relaxamento do sistema nervoso e preventivo ao câncer.
- 생강차 Chá de Gengibre – A raiz de gengibre é rica em vitamina C, excelente para a cura de gripes e resfriados. Além de auxiliar no sistema digestivo, estimular o apetite e aliviar náuseas. Comumente consumido no inverno, é de prático preparo.
- 쌍화탕 Chá de Dupla Harmonia – Feito a partir da ebulição de uma variedade de ervas, como a peônia e canela. Traz harmonia aos elementos da condição humana gi e hyeol. De cor amarronzada e sabor amargo, é consumido no inverno como um curativo para resfriados. Em casas de chá é comumente servido acompanhado de uma gema de ovo.
Chás coreanos à base de frutas:
- 유자차 Chá de Yuja – Yuja é uma fruta cítrica com sabor próximo a lima e a toranja, rica em vitamina C. Recomendado para tosses e resfriados, pode ser consumido no verão ou no inverno, a temperaturas quentes ou frias. É um dos chás mais populares e refrescantes consumidos entre os coreanos. Feito do mix entre marmelada de yuja e água.
- 매실차 Chá de Ameixa – Feito a partir da marmelada de ameixa, servido com água quente ou fria. Oferece uma combinação doce e azeda que impulsiona a circulação digestiva. É conhecido como um excelente remédio natural para indigestão. Aliviando a azia e liberando a excreção do suco gástrico.
- 대추차 Chá de Jujuba – Rico em ferro, potássio, vitaminas A,B1 e B2, é utilizado como medicamento natural para anemia. Fraqueza no cérebro, falta de apetite e letargia também podem ser prevenidos a partir deste chá. Além de ser bom para a pele.
Chás a base de grãos:
- 율무차 Chá das Lágrimas de Jó – De textura espessa, é feito do grão assado da planta conhecida como Lágrima de Jó ou de Nossa Senhora. Servido quente, seus benefícios vão desde o combate a tumores malignos, como problemas diuréticos.
- 보리차 Chá de Cevada – Com cevada torrada fervida em água, este chá é livre de cafeína. Atua no controle de açúcar no sangue, auxilia na digestão e também na perda de peso. É comumente consumido no verão coreano.
- 옥수수차 Chá de Milho Glutinoso – Junto ao chá de cevada, o chá de milho é popularmente servido no lugar da água em muitos restaurantes coreanos. É popularmente consumido no outono ou inverno. O milho é torrado e fervido em água, adocicado e então servido. Elimina toxinas renais, inflamações, abaixa a pressão e alivia os sintomas de pedra nos rins.
Em nossa próxima matéria conheça a respeito dos chás coreanos de flores, cascas e outras combinações.
Se estiver em Seul e quiser experienciar algum destes chás mencionados, acesse AQUI e AQUI para conferir dicas de casas de chá.
Fonte: Korea Magazine, Visit Korea, Wikipedia
Muito bom, chá é sempre muito bom. Vou provar os coreanos.