Fundada no início da década de 50, a Oriental Brewery que produz as cervejas mais populares da Coreia do Sul, entre elas a OB e Cass (número um por lá) tem agora novo dono.
A cervejaria multinacional belgo-brasileira Anheuser-Busch InBev, foi formada em 2004 através da fusão da empresa brasileira Ambev e a belga Interbrew, com o intuito de impulsionar as vendas na região do pacífico asiático, fechou um acordo de compra da Cerveja Coreana OB/Cass, no valor de 5,8 bilhões de dólares, quase três vezes mais do que os 1.8 bilhões de dólares que a AB InBev ganhou na venda da mesma em 2009.
A AB InBev controla 14% do mercado mundial de cervejas. É a cervejaria dominante em vários países e detém mais de duzentas marcas, como: Stella Artois, Brahma, Skol, Antarctica, Beck’s, Leffe, Budweiser, Corona entre outras. Vale lembrar que com esse acordo, a AB InBev, ganha não apenas o controle da fabricante de cervejas sul-coreana, que detém 60 por cento de participação de mercado, como também abre canais de distribuição de suas próprias marcas como Budweiser e Stella Artois. Em comunicado, Carlos Brito, presidente-executivo da AB InBev disse “A OB irá fortalecer nossa posição na região de rápido crescimento Ásia-Pacífico”. A empresa também declarou que espera desta forma exportar marcas da OB de forma mais ampla.
O curioso é que nenhuma cerveja da OB é feita a partir da cevada, todas elas são fabricadas à base de arroz, como boa parte das bebidas alcoólicas orientais.
Fontes: www.estadao.com.br , exame.abril.com.br
[…] o mercado de cerveja juntamente com a empresa OB (오비 – Oriental Brewery), que foi comprada recentemente pela AB InBev. Cada uma dessas empresas vende várias cervejas de marcas diferentes, mas segundo os entendidos […]