De acordo com o calendário lunar o solstício de inverno, também conhecido como Dongji (동지), começa no dia 22 de dezembro. Neste dia, os coreanos comem mingau de feijão vermelho, chamado de Patjuk (팥죽). O feijão vermelho simboliza a perseguição de espíritos malignos e as bolas de arroz simbolizam a nova vida.
Dongji ou solstício de inverno, é a celebração da noite mais longa do ano que gradualmente torna os dias mais longos, ou seja, mostra a chegada da primavera.
Neste dia, a luz do dia é a mais curta do ano. A partir deste data os dias duram mais e as noites se tornam mais curtas, ao se aproximar da primavera.
Enquanto o ano novo começa no ocidente, no oriente ele acontece entre janeiro e fevereiro dependendo do calendário lunar. O Dongji também pode ser referido como “pequeno dia de ano novo”.
Na tradição popular neste dia come-se patjuk junto com a família. Esse prato é feito com feijão vermelho, dumplings de farinha de arroz conhecido como saealshim. Comer patjuk nesta data simboliza o começo do novo ano e aqueles que comem envelhecem um ano.
Outro costume popular do solstício de inverno é presentear os outros com calendários. Essa tradição teve início na Dinastia Joseon, historicamente neste dia o rei distribuía calendários aos oficiais do governo. Apenas o rei tinha o poder de distribuir calendários.
Um mito diz que se o clima estiver frio no Dongji, a próxima colheita será abundante. Entretanto, se o clima estiver quente, representa que o próximo ano trará má sorte, adversidade e doenças. Acredita-se também que o respingo do feijão vermelho ao redor das casas manterão longe os maus espíritos.
Embora não seja tão celebrado como o Chuseok (추석) ou Seollal (설날), você ainda pode encontrar eventos relacionados ao Dongji.
Fonte: The Seoul Guide