Iniciam-se hoje na Coreia, as eleições presidenciais na Coreia do Sul, após o afastamento e posterior impeachment da ex-presidente Park Geun Hye. Apesar da data de votação oficial ser dia 9, pela primeira vez os coreanos estão experimentando um novo formato, tendo portanto 4 dias para comparecer as cabines de votação.
Entenda o processo das eleições presidenciais
Na Coreia o voto não é obrigatório. Vota-se em uma cédula de papel e recebe-se um carimbo provando que se votou. A contagem dos votos e apuração do vencedor é feita por maioria simples, sem possibilidade de segundo turno.
As eleições presidenciais para coreanos que vivem fora da Coreia foram realizadas entre 25 e 30 de abril. Durante este período embaixadas e consulados coreanos em várias partes do mundo receberam votos de cidadãos cadastrados anteriormente. Um total de 204 postos de votação receberam o número recorde de cerca de 294.633 eleitores estrangeiros registrados em 116 países, de acordo com a Comissão Eleitoral Nacional (NEC).
Partidos e Candidatos
Um total de 13 candidatos de vários partidos concorrem a esta eleição. Os números de cada candidato nas cédulas foram dados de acordo com a distribuição de assentos do partido do candidato na Assembleia Nacional. Os números nas cédulas para candidatos independentes e menores foram determinados através de sorteio aleatório pela Comissão Eleitoral Nacional.
Os seis partidos presentes na Assembleia Nacional são: o Partido Democrata da Coreia (liberal), o Partido da Liberdade da Coreia (conservador), o Partido do Povo (centrista), o partido Bareun (liberal conservador), o Partido da Justiça (progressista) e o Partido Saenuri, da ex presidente Park Geun Hye (conservador).
Os 5 candidatos que lideram as pesquisas de opinião em ordem de preferência são:
1 – Moon Jae In do Partido Democrata da Coreia
3 – Ahn Cheol Soo do Partido do Povo
2 – Hong Jun Pyo do Partido da Liberdade da Coreia
5 – Sim Sang Jung do Partido da Justiça
4 – Yoo Seung Min do Partido Bareun
Até o momento, lidera as pesquisas de opinião pública o candidato Moon Jae Jin.
Agora é aguardar até o final das eleições e apuração para saber quem será o novo presidente da Coreia. Fique ligado no BrazilKorea para todas as noticias!
Fontes: Channel New Asia, Wikipedia,