A Korail, empresa que administra o sistema ferroviário sul-coreano, comemorou um marco na história dos trens de alta velocidade do país no ano de 2014, quando completou dez anos de funcionamento do Korea Train Express (KTX). Desde 2004, o KTX, também apelidado carinhosamente de “keiti” pelos coreanos, já carregou mais de 415 milhões de passageiros e opera 232 viagens por dia, transportando em torno de 150 mil pessoas, de acordo com a operadora.
A novidade é que o sistema está em expansão e, até 2016, deverá acontecer o lançamento da nova linha Honam, que fará viagens de Osong a Mokpo, com uma redução substancial do tempo de percurso dos moradores do oeste coreano. Além disso, outras melhorias estão previstas, como a contratação de trens mais velozes, além da modernização do sistema ferroviário, que deve ser totalmente implantado até 2018, para os Jogos Olímpicos de Inverno, que serão sediados em Pyeongchang.Atualmente, a Coreia tem o sexto transporte mais rápido do mundo nesse gênero, com uma velocidade máxima que chega a 350km/h. Já a nova aquisição aumentaria esse limite para 430 km/h, o que faria com que o país dividisse com o Shinkansen, trem-bala japonês, a quinta posição no ranking mundial feito em 2013 pelo Top Ten Collections. Só perderia para os modelos alemão (4º), chinês (3º), francês (2º) e para a nova versão japonesa, chamada Japan’s JR, que é a atual líder e pode alcançar incríveis 580km/h.
O projeto do KTX antigo já era notável, mas agora ele vai ficar ainda mais moderno e tecnológico, resultado do trabalho de professores de design industrial da Korea National University of Arts, em Seul. E é extremamente útil para cruzar o país em cerca de 3h. A malha ferroviária do país liga a capital sul-coreana a duas cidades litorâneas: Busan, na costa leste (330km); e Mokpo, no oeste (320km). E ambas têm Daejeon como hub, por ser a maior metrópole no centro da Coreia.O preço também é bem acessível. A primeira classe da viagem mais longa sai por 62 mil won (em torno de R$ 124), enquanto que a mesma passagem pela econômica custa 45 mil won (cerca de R$90). De Daejeon, por exemplo, não se gasta mais que uns R$50 para qualquer lugar do país, com conforto e rapidez. E você pode reservar sua passagem pelo site da Korail, além de verificar online quantas vagas há disponíveis.
É possível também embarcar mesmo quando não há assento livre. Mas o passageiro paga um valor reduzido e pode desfrutar da viagem no bar que fica em um dos vagões (geralmente no de número quatro, talvez pela superstição coreana). Eles disponibilizam umas poltronas nesse lugar preferencialmente destinadas às pessoas da terceira idade e às outras prioridades. No entanto, nada impede que qualquer um sente lá.
Outro ponto interessante é que, para entrar nas plataformas ou dentro dos trens, não tem ninguém para receber a sua passagem. Dessa forma, eles apenas controlam a quantidade de pessoas por uma maquininha que um funcionário carrega enquanto passa pelas poltronas. Somente se ele achar que há alguma movimentação estranha, é que pede para ver os bilhetes. Caso contrário, não há problema algum.