A Coreia do Sul até o momento é a terceira colocada no ranking de medalhas nesta edição dos jogos olímpicos, tendo conquistado quatro medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze. Conheça os primeiros medalhistas coreanos no Rio 2016.
Não é surpresa para ninguém a superioridade sul-coreana no tiro com arco, e a Coreia conquistou a medalha de ouro por equipes no masculino e no feminino. O trio que garantiu a medalha no feminino é Misun Choi, 20 anos, tricampeã olímpica Bo Bae Ki, 28 anos, e Hye Jin Chang, 29 anos e campeã do último torneio asiático do esporte. Conquistando o 20º título olímpico no tiro com arco a equipe masculina que subiu no pódio é formada pelo atual recordista mundial e olímpico no esporte, Woojin Kim, 24 anos, Bonchan Ku, 23 anos, e Seungyun Lee, 21 anos.
A Coreia do Sul também levou o ouro no tiro esportivo pistola 50 m masculino com o um atirador tricampeão olímpico Jin Jong Oh, 36 anos. O atleta representou a Coreia do Sul nas Olimpíadas, de 2004, 2008 e 2012, conquistou a medalha de ouro em 2008 e 2012, na pistola 50 m e rifle 20 m.
A quarta medalha dourada veio com o Park Sang Young, 20 anos, na esgrima, categoria espada individual masculino. Ele ganhou seu primeiro título de campeão olímpico ao vencer a final por 15-14 de virada diante do húngaro Geza Imre.
No judô a Coreia ganhou 3 medalhas. Duas foram de prata conquistadas por Jeong Bo Kyeong, 25 anos, na categoria peso ligeiro 48kg feminino perdendo apenas para a argentina Paula Pareto e por An Baul, 22 anos, na categoria peso meio-leve 66kg masculino que perdeu na final para o italiano Fábio Basile. A medalha de bronze foi conquistada pelo Gwak Dong Han, 24 anos, na categoria até 90kg masculino.
E a última medalha sul-coreana até agora veio no levantamento de peso onde a Yoon Jin Hee, 30 anos, ganhou medalha de bronze na categoria até 53kg, levantando 199kg, sendo 88 de arranco e 111 de arremesso. Ela ficou apenas 1kg atrás da atleta das Filipinas Hidilyn Diaz, que ficou com a prata.
Animado com para ver a Coreia do Sul ganhar outras medalhas? Junte-se ao Viva Coreia, Torcida Oficial dos brasileiros que apoiam a Coreia do Sul nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016.
Muito boa a sua matéria. Eu gostaria de saber se a delegação da Coréia tem alguma casa cultural no Rio durante os jogos olimpícos e paraolímpicos?
A casa de hospitalidade fica na Barra. A casa olímpica divulgando os jogos de inverno de Pyeongchang fica no Leme (quase no fim da praia). Todas as duas tem diversas atrações culturais.
Olá Anselmo, a Casa Olímpica da Coreia está localizada no Quiosque QL03/QL04 (Avenida Atlântica – Praia do Leme) e funcionará até dia 21 de agosto todas as tardes até 19h. Confira mais informações aqui: http://brazilkorea.com.br/casa-olimpica-de-pyeongchang/