No dia 10 de maio o Templo Shin Budista Terra Pura de Brasília, realizou pela primeira vez o Vesak. Junto com as embaixadas de países como: Nepal, Indonésia, Japão, Índia, Vietnam, Tailândia e Coreia do Sul. Países onde o budismo é praticado ou que sua presença seja forte culturalmente.
Atualmente, na Coreia do Sul cerca de 23% da população é budista, a religião é mais forte nas províncias do Sul. Algumas das escolas de budismo presentes na Coreia incluem o Budismo Seon (relacionado ao Budismo Zen) e o movimento Wonbulgyo, que enfatiza a unidade em todas as coisas.
A comemoração do Vesak ocorre na primeira lua cheia do mês de maio, sendo considerado o dia mais sagrado para os budistas. No Budismo, três datas marcantes aconteceram na vida de Buda durante a lua cheia: seu nascimento, sua iluminação e sua morte.
A festa começou as 18h com os embaixadores e o Monge Sato tocando o sino no templo. Em seguida, foi realizada uma pequena cerimonia dentro do templo, onde os adeptos do budismo tiveram seu momento de paz e reflexão. Após a cerimonia, houve aulas de meditação e Yoga para o público. Além disso, as embaixadas serviram pratos típicos do seu país para os visitantes.
Uma das tradições do Vesak é a liberação de balões para o céu, representando um caminho de luz; Contudo, na legislação brasileira é proibida a liberação de balões, sendo assim, os balões foram trocados por velas no formato da palavra “Vesak”.
A data vem ganhando cada vez mais relevância entre a comunidade internacional. Em 1999, a Assembleia Geral da ONU, em sua resolução 54/115, instituiu o dia 10 de maio como Dia do Vesak. Pela contribuição espiritual do Budismo à humanidade, sendo uma das religiões mais antigas do mundo, com mais de dois mil e quinhentos anos.
Quem quiser saber mais sobre a Tradição do Vesak, a monja do templo preparou um vídeo explicando sobre a celebração, que pode ser visto no link: Templo Shin Budista .
*Fotos de acervo pessoal
Fontes: Yoga Brasil, Korea4expats.