Cheonggye Stream durante a noite

Imagem: myguideseoul

Cheonggye Stream (청계천), o maior parque horizontal urbano do planeta. O local é ponto de encontro de turistas, amigos, famílias, casais apaixonados, eventos, MVs e dramas. Ficou curioso? Clique no leia mais e descubra sobre o lugar que atrai tantos visitantes.

Cheonggye Stream, é um riacho moderno com quase 11 km de extensão que atravessa todo o centro de Seul (서울). Mas, não é somente suas pontes, pedras e cachoeira que chamam atenção, mas sim a transformação história que esse fluxo sofreu durante a transformação de Seul como a capital do país.

Ele foi parte de um projeto de revitalização urbana proposta pelo ex-presidente, Lee Myung Bak (이명박). Cheonggye Stream é uma restauração do fluxo que já havia acontecido antes da Dinastia Joseon (1392-1910). O rei Taejo (태조), moveu a capital da Coreia para Hanyang (한양), antigo nome dado para Seul. Deste modo a capital do país cresceu ao redor do riacho, separando o norte e o sul da cidade. Neste momento da história, o Cheonggye Stream (청계천) se chamava Gaecheon (개천) que significa literalmente riacho. O local após alguns anos se tornou uma rede de esgoto e um lixão a céu aberto, e por diversos momentos durante o verão, o rio transbordava por conta das chuvas.

Antigas casas no córrego

Imagem: the seoul guide

Após a Guerra da Coreia (1950-1953), a maneira encontrada para acabar com o transtorno, foi pavimentar o leito do rio e toda sua extensão. Porém, a atitude tomada aumentou o nível de poluição do local. Duas décadas depois, uma rodovia elevada foi construída como parte do desenvolvimento econômico pós-guerra do país. 

Então, em 2003, Lee Myung Bak iniciou o processo de remoção do viaduto, para que houvesse a restauração do riacho em sua forma atual, e em 2005 foi inaugurado o refúgio de beleza natural em meio à agitação da vida urbana de Seul.

Cheonggye Stream, tem 11 km de extensão que atravessa todo o centro de Seul (서울).

Imagem: myguideseoul

O rio tem um caminho em ambos os lados e é decorado com diversas artes ao seu redor, além de contar com estátuas ou temas especiais durante eventos que ali ocorrem. E a noite as luzes do rio acendem e o turista pode desfrutar de um show espetacular.

Cheonggye Stream (청계천) começa a partir de Cheonggye Plaza (청계광장), um local movimentado por conta das diversas lojas e a vida noturna do local, e passa por 22 pontes antes de desaguar no Rio Han (한강). O passeio possibilita que os visitantes tenha acesso a muitos pontos turísticos como: Dongdaemun Design Plaza & Park (동대문디자인플라자 (DDP)), Palácio Deoksugung (덕수궁), Seul Plaza (서울광장), o Sejong Center (세종문화회관), o Bairro Insadong, o Palácio Changdeokgung (창덕궁 소극장) e o Changgyeonggung (창경궁), Gwanghwamun (광화문); entre tantos outros pontos turísticos.

Anualmente acontece no local o Festival das Lanternas (서울빛초롱축제), um dos principais festivais de Seul, que atrai cerca de 3 milhões de visitantes a cada novo evento.

Vários dramas já passaram por aqui, exemplo é o romance Chicago Typewriter, a comédia Five Children que conta como protagonista Sung Hoon, a comédia romântica Lovers in Prague, o melodrama 49 Days,  assim como Mother’s Garden, Lie to Me entre outros.

Cena do drama Chicago Typewriter

Reprodução: internet

Bem como, diversos K-Idols e grupos de K-Pop, fizeram algum trabalho em Cheonggye Stream. O Super Junior já gravou um MV intitulado como S.E.O.U.L, Haru Haru, uma famosa canção de Big Bang já foi cenário do vídeo musical, e Jin Hohyun com o Cheonggyecheon Stream Romance. Lizzy integrante do girl group After School já fez um photoshoot aqui também.

Se você está dando um passeio por Seul, e está em busca de uma bela área de descanso no coração da cidade, este é o lugar. Seja sozinho ou com alguém, é uma experiência que vale a pena. Ah, e não se esqueça de levar uma câmera ou seu celular, quem sabe você não se esbarre com algum idol por lá?

Aliás, você sabe de mais algum vídeo de k-pop ou drama que se passou por aqui? Deixe aqui nos comentários se caso lembrar de algum!

Endereço: Taepyeong-ro 1-ga, Jung-gu, Seul 
서울 특별시 중구 태평로 1 가 ~ 성동구 신답 철교

Fonte: My Guide Seoul, Talk To Me In Korean, Wikipédia, Visit Seoul e The Guardian

avatar
About Jéssica Lisboa

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *