Koreatown JapãoHá duas regiões consideradas como Koreatown (코리아타운) em grandes metrópoles no Japão: A tradicional em Tsuruhashi – Ikuno (Osaka) e a moderna em Okubo – Shinjuku (Tóquio).


tsuru_p01Tsuruhashi (鶴橋), situado em Ikuno, na cidade de Osaka, não é conhecido como Koreatown a toa. É na província de Osaka onde há a maior concentração de coreanos e descendentes no Japão, muitas famílias estão lá a algumas gerações pois estabeleceram suas moradias antes da segunda guerra mundial e continuaram após o término da guerra.

Esses coreanos e seus descendentes são conhecidos como “Zainichi” e fazem do bairro Tsuruhashi a maior referência coreana dentro do país, buscando manter um pouco da cultura tradicional, principalmente através da comida, já que é repleto de restaurantes e mercados com comidas típicas.

Chega-se a estação de Tsuruhashi através das linhas de trens Kintetsu Osaka Line, Kintetsu Nara Line, JR Osaka Loop Line e Sennichimae que é a linha de metro de Osaka.

shin-okubostationOkubo (大久保) é um bairro de Shinjuku que foi construído aos arredores da Shin-Okubo Station (JR Yamanote Line, uma das principais e mais movimentadas linhas ferroviárias do Japão) e Okubo Station (Chuo-Sobu Line). Por volta da década de 80 passou a receber os imigrantes coreanos que se instalavam em Tóquio, conhecidos como “recém-chegados” por serem de uma geração mais nova de imigrantes, fazendo do local uma conhecida e moderna Koreatown no coração do Japão.

Com o passar dos anos Okubo deixou de ser só mais um bairro residencial. Atualmente ao entorno das estações de trens (próximas uma a outra) existem muitos restaurantes coreanos, lojas de cosméticos, cursos de língua coreana, lojas de souvenir, entre outras diversas coisas relacionadas a k-pop e k-drama, tornando-se assim um ponto de referência para os fãs da Hallyu.

Confira aqui um vídeo que mostra um pouco do bairro.

Fontes de texto: Japan Visitor, Wikipedia 1 e 2

Fontes de imagens: Sharon J. Yoon, Flickr, Osaka Visitor’s Guide e Moon in the water

avatar
About Thami

3 Responses to [EspecialBK] Koreatown no Japão: Tsuruhashi e Okubo
  1. avatar

    […] não deixe de conferir sobre as koreatowns que já mencionamos neste especial: Japão, Los Angeles e Nova York nos Estados Unidos e no […]

  2. avatar

    […] falamos sobre as Koreatowns no Japão e a Koreatown de Los Angeles, hoje apresentamos a vocês a Koreatown de Manhattan, em Nova […]

  3. avatar

    […] não deixe de conferir aqui informações sobre Koreatown no […]


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *