primeiro IYF Korea Camp

Imagem: Divulgação

O primeiro IYF Korea Camp aconteceu nos dias 20 e 21 de novembro seguido pela Noite Cultural da IYF. Contou com a participação de aproximadamente 60 pessoas nos 2 dias de evento. O evento que iniciava as 8 da manhã e terminava as 5 da tarde teve diversas atividades. Os participantes estiveram animados e envolvidos com diversos elementos da cultura coreana.

Primeiro Dia

O primeiro IYF Korea Camp iniciou com um tom de imersão ao apresentar todas as atividades em coreano com tradução simultânea para o português. Para iniciar bem animado o primeiro dia houve uma apresentação do grupo de dança da IYF, o Righteous Stars.

No primeiro momento de música e dança em grupo foi ensinado a cantar a música do grupo YB – 나는 나비 (Eu borboleta), que é muito conhecida na Coreia. Neste momento os grupos foram desafiados a subir no palco e apresentar a música recém aprendida.

Seguindo, inciou-se a primeira aula de coreano que contemplou os aspectos básicos da língua coreana, desde sua história até a estrutura básica de vogais e consoantes e se estendeu com apresentação de expressões básicas de saudação e frases simples para sobrevivência.

Passado o momento de aula de coreano foi a vez das oficinas: dança, taekwondo, culinária e máscaras. Cada participante pode escolher o que mais lhe interessava e pode aproveitar um momento rico de cultura coreana sendo transmitida. A oficina de culinária deste dia ensinou como fazer 김밥 (Kimbap).

O almoço  contou com o tradicional 짜장밥 (Jjajangbap) com 김치 (Kimchi).

Para iniciar a tarde os participantes foram reunidos e orientados em relação a primeira miniolimpíada que ocorreria. Ela contou com 10 provas diferentes que deveriam ser realizadas em grupo e que enfatizavam o trabalho em equipe e o aprendizado da lingua coreana.

Seguindo para o final do primeiro dia os participantes foram reunidos para um novo momento de música e dança em grupo em que pela euforia criada pelas novas amizades e o ambiente de cooperação fez com que quase todos os participantes subissem no palco e cantassem juntos o refrão da música do grupo YB. Ainda nesse momento houveram algumas apresentações de dança e um momento de dança coletiva em que o grupo Righteous Stars ensinou o Ha Ha Ha Song.

Fechando a programação do primeiro dia houve a palestra de Inteligência Emocional, trazida pelo presidente da IYF Brasil. Após a palestra os participantes foram liberados e puderam também fazer compras em uma pequena feirinha que contava com roupas e algumas comidas típicas coreanas, como 떡볶이(Tteokbokki) e김밥(Kimbap).

Segundo Dia

O segundo dia do primeiro IYF Korea Camp começou  com uma apresentação do grupo Righteous Stars deixando os participantes prontos para mais um dia de atividades. O evento seguiu para o momento de músicas e danças que contou dessa vez com a música do cantor 이승철 (LeeSeungChul) – 아마추어 (Amador), famoso por sua participação como juiz no programa Superstar K e considerado um dos maiores cantores da música coreana.

Neste dia as aulas de coreano foram diferentes, sendo separadas por níveis de conhecimento que foi atribuído depois da experiência do primeiro dia. Na turma básica foi falado mais sobre as bases do coreano, inclusive números. Para a turma mais avançada foi apresentada a conjugação de verbos e os participantes foram desafiados a montar pequenos esquetes com palavras aleatórias aplicando as habilidades de conjugação no passado, presente e futuro.

Os participantes então tiveram mais uma oportunidade de escolher de quais oficinas participar, sendo que neste dia a oficina de culinária ensinou o preparo de 김치(Kimchi) e 불고기(Bulgogi).

Após o almoço iniciou-se uma segunda série das miniolimpíadas que contaram desta vez com uma série de jogos coreanos como 닭싸움 (Briga de galo), 윷놀이 (Yut Nori), 꼬리잡기 (Pegar a cauda), 디비디비딥(Di Bi Di Bi Dip) e ainda jogos mais conhecidos dos brasileiros como pular corda e o jogo de queima.

Terminados os jogos das olimpíadas, o evento seguiu para o Song Contest. Enquanto os juízes da competição computavam as notas o Diretor da IYF no Brasil deu uma pequena palavra exaltando as participações e lembrando dos princípios promovidos pela ONG que incentiva o desafio, união e mudança para gerar superação. Após a palavra veio então a premiação e foi oficialmente encerrado evento com agradecimentos a todos os participantes e o convite para o World Camp que será realizado em Janeiro.

Noite Cultural

Para quem decidiu ficar mais um pouco, a IYF preparou uma programação especial com apresentações culturais e mais uma palestra ministrada novamente pelo presidente da IYF no Brasil.

Assista o vídeo com momentos do primeiro IYF Korea Camp:

A IYF planeja realizar duas vezes por ano esse evento a partir do ano que vem, além do World Camp que acontece em 2016 no Brasil, mas ocorre todos os anos na Coreia do Sul.

avatar
About Israel Araujo

Programador (Maringá-PR) - Estudante universitário e programador web, tem nos últimos 3 anos se interessado pela cultura coreana, k-pop, programas de variedade, e-sports, doramas e logicamente por toda a tecnologia. Tem como meta viajar para a Coreia e conhecer este país tão fascinante.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *