cannes 2016, festival de cannes 2016, filmes coreanos em cannes 2016O Festival de Cannes 2016 que ocorreu entre 11 e 22 de maio, teve o retorno de três consagrados diretores coreanos dentre suas indicações. Conheça os filmes que marcaram o tapete vermelho francês.

O Festival de Cannes é considerado um dos mais prestigiados da atualidade. A importância deste, não é somente pela premiação, mas pela oportunidade de reconhecimento da produção cinematográfica de países que geralmente estão fora dos circuitos comerciais internacionais.

Cannes 2016, trouxe três filmes coreanos, de diretores com histórias diversas no Festival. Park Chan Wook é o mais famoso deles, tendo sido premiado por Old Boy (2003) e convidado para exibição com Thrist (2009). Seu novo filme “The Handmaiden” é situado na década de 1930, e inspirado na novela britânica de Sarah Waters “Fingersmith.” Ao contrário da ambientação na era vitoriana do romance, o filme se passa durante a ocupação da Coreia pelo Japão. “The Handmaiden” aborda a relação entre uma rica herdeira, interpretada por Kim Min Hee e sua criada (Kim Tae Ri), que é contratada por um vigarista (Ha Jung Woo) para extorquir a fortuna da  herdeira. O filme teve a pré-estreia em 14 de maio em Seul, e chega aos cinemas coreanos no dia 01 de junho. Contendo cenas de homossexualidade, será interessante ver como um diretor reverenciado aborda este tema, e como o filme será recebido na Coreia.

“The Wailing” por sua vez, marca o terceiro convite consecutivo para Cannes do diretor Na Hong Jin (“The Chaser” e “The Yellow Sea”). É um feito inédito para o diretor coreano. O filme, um thriller de suspense, se passa em uma vila rural que é atacada por um vírus misterioso. Quando a filha de um policial também se torna infectada, a família resolve utilizar os poderes de um xamã. O policial é representado por Kwak Do Won (“The Attorney”), enquanto  Hwang Jung Min (“Veteran”) atua como o xamã e Chun Woo Hee (“Han Gong Ju”) é uma jovem que aparece na vila. O filme tem tido boa receptividade na Coreia onde foi lançado no dia 13 de maio.

O diretor Yeon Sang Ho, apresentou em Cannes 2016 o thriller de terror “Train to Busan”, que trata de um surto de zumbis que atinge a península coreana e ataca um trem da KTX no destino Seul-Busan cheio de pessoas. É estrelado por Gong Yoo (“A Man and a Woman”), Jung Yu Mi ( “In Another Country”) e Ma Dong Suk (“The Royal Tailor”). O filme deve chegar às telas da Coreia este verão, e espera-se uma temporada competitiva nas bilheterias.

Filmes coreanos em Cannes 2016:

The Handmaiden – Diretor: Park Chan Wook – Categoria: Competing – exibido em 14/5 – Título Original: Agassi

The Wailing – Diretor:  Na Hong Jin – Categoria: Out of Competition – exibido em 18/5 – Título Original: Gok sung

Train to Busan – Diretor: Yeon Sang Ho  – Categoria: Midnight Exhibition – exibido em 13/05 – Título Original: Busan haeng

Fontes: Korea Times e variety ¹ ²

avatar
About Alcina Knabben

Editora Executiva (Florianópolis - SC) - professora universitária, mestre em administração, apaixonada pela Coréia (negócios, maquiagem, comidas e TV) tem se dedicado a importação e a divulgação da cultura coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *