O Seollal (Eumnyeok Seollal –음력 설날), ou o Ano Novo Coreano, cai no primeiro dia do calendário lunar e é uma das festas mais significativas do país. A celebração dura três dias. Esse ano será comemorado nos dias 11 (dia anterior ao Ano Novo Lunar), 12 (dia de Ano Novo) e 13 (dia seguinte ao Ano Novo) de Fevereiro.
O Ano Novo Coreano é um feriado tipicamente familiar. Muitas pessoas aproveitam o feriado de três dias para retornar às suas cidades de origem e visitar os pais. E também para homenagear seus ancestrais. Por ser um feriado muito importante na Coreia, muitas pessoas se vestem com o hanbok. Hoje em dia, famílias pequenas tendem ser menos formais e usar outras roupas.
Uma das atividades obrigatórias no Seollal é o Sebae (세배), que é uma reverência feita aos ancestrais e aos mais velhos. Primeiramente se faz o Sebae aos ancestrais que já faleceram e oferece comida e bebida ao seus espíritos. Posteriormente as crianças desejam aos anciãos de sua família um ano novo feliz, dizendo “saehae bok mani badeuseyo” (“새해 복 많이 받으세요”), que traduzindo significa “tenha um ano novo abençoado”. Os pais normalmente premiam este gesto, dando a seus filhos dinheiro ou “dinheiro de brinquedo” em sacos da sorte feitos de seda bordado com palavras de sabedoria, chamadas Deokdam (덕담).
Após o Sebae, a família se reúne para a tradicional refeição de Ano Novo, o Tteokguk(떡국), uma sopa de bolos de arroz cortados em fatias finas. Como todo mundo se torna “um ano mais velho” com o início de cada ano novo muitas pessoas dizem aos filhos que eles não podem se considerar mais velhos até que tenham comido o Tteokguk.
Como o Seollal é um feriado que reúne familiares e amigos, é muito comum jogar certos tipos de jogos. Algumas brincadeiras de Ano Novo incluem soltar pipas e jogam yut nori (윷놀이: jogo de tabuleiro), jegichagi (제기 차기), neolttwigi (널뛰기: um jogo de saltar sobre uma gangorra). As gerações mais jovens jogam videogames enquanto os adultos divertem-se no noraebang (karaokê coreano) ou apenas conversam.
Fonte: Korea Herald, Wishtrend Glam, China Highlights, Delas
Atualizado por Alcina Knabben em Fevereiro/2021
[…] o Makkoli é também é usado em rituais ancestrais coreanos, como nas comemorações do Dano, Seollal e o […]