O Patrimônio Cultural Imaterial ou Intangível compreende as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos, em todas as partes do mundo, recebem de seus ancestrais e repassam aos seus descendentes. Conheça os patrimônios culturais da Coreia.
Jongmyo Jerye e Jongmyo-jeryeak (Rito de Culto aos Ancestrais Reais e a sua Música Ritual)
Jongmyojerye é um ritual de culto aos ancestrais, realizado para que os espíritos dos reis e rainhas da Dinastia Joseon descansem em paz, a homenagem acontece em Jongmyo (Santuário das Famílias Reais), onde as tabuletas espirituais dos monarcas estão guardas e são consideradas como relíquias.
Jongmyo-jeryeak é a música praticada durante o ritual em Jongmyo, Seul, e é acompanhada de danças rituais. Botaepyeong (Mantendo a Grande Paz) é um conjunto de 11 peças que exaltam as conquistas dos civis fundadores da Dinastia, enquanto Jeongdaeeop (Fundando uma Grande Dinastia) é um conjunto de 15 peças que louvam as as conquistas militares do período. Essas duas peças foram compostas em 1447 e outras duas adicionais, conhecidas como Jongmyoakjang, foram compostas alguns anos depois. Centenas de oficiais, músicos, dançarinos e serventes fazem parte do evento, o que reflete a solenidade e a magnificência dos rituais confucionistas. Sendo um exemplo raro de uma obra-prima cultural intangível que mantem a sua forma original há 500 anos.
Confira um vídeo que mostra algumas partes do Rito e a Música Ritual
Pansori (Cantos Épicos)
Pansori é um gênero musical de narração de histórias, desempenhado por um vocalista com o acompanhamento de um tambor. O BrazilKorea já falou sobre o Pansori, neste post.
Festival Danoje de Gangneung
Danoje, realizado para rezar por uma boa safra, cai no quinto dia do quinto mês do calendário lunar e marca o fim da primavera, que é estação para o plantio da cevada e arroz. Tradicionalmente, Danoje era um dos três feriados mais importantes da península, junto com o Seollal e o Chuseok. O Festival Danoje de Gangneung na Província de Gangwon é o maior festival tradicional da Coreia e dura quase 4 semana, começando no quarto mês e terminando no início do quinto mês lunar. A música, a dança, a literatura, o teatro e o artesanato, combinados no festival são de alto valor artístico e têm também um valor extraordinário, já que o festival perdura por quase um milênio, e reflete a vida e a história do povo coreano. O festival também incorpora as tradições religiosas coreanas, inclusive o Confucionismo, Xamanismo, Budismo e Taoísmo, oferecendo diversas cerimônias e apresentações.
Vídeo da UNESCO mostra um pouco o festival:
Essas são só as três primeiras obras-primas coreanas que fazem parte do Patrimônio Cultural Imaterial ou Intangível. Confira outras obras no segundo post da série, AQUI.
Fonte: UNESCO, Livro Fatos sobre a Coreia