ópera

Imagem: http://www.crescendiartists.com

A ópera é um dos mais recente gêneros artísticos a conquistar espaço e reconhecimento dentro da expansão da Hallyu, reafirmando a ampla diversidade e dinamicidade cultural coreana em se reinventar no cenário nacional e internacional.

Com bilheteria esgotada, La Boheme, ópera de Giacomo Puccini, um dos grandes expoentes no que se refere a óperas realistas, foi interpretada pelo tenor sul coreano Chung Ho Yoon, no Sydney Opera House na Austrália entre os dias cinco e sete de janeiro. Para o músico, uma das razões para o sucesso de seu talento e de seus companheiros, se deve a qualidade performática de suas interpretações e a oportunidade de realizar concertos em importantes casas, acompanhado de consagradas orquestras. Ele conta ainda, que um número considerável de músicos clássicos coreanos tem participado ativamente da cena artística e cultural europeia.

Dentre tantos, pianistas como Cho Seong Jin, talentoso jovem que vem se destacando ao longo dos últimos anos e que venceu a 17ª edição do International Fryderyk Chopin Piano Competition realizado na Polônia em 2015, Lee Jung So e Lee Dong Yul, onde além de se apresentar mundo afora, tem obtido consideráveis elogios por parte da crítica, sendo inclusive premiados em 2016 no Concurso Internacional de Música “Citta de Airola” na Itália, ou ainda de talentos vocais como o da soprano Sumi Jo, que estabeleceu sua carreira na ópera e é conhecida pelas interpretações únicas, sendo inclusive premiada com um Grammy.

Assim como muitos de seus companheiros musicistas, Chung Ho Yoon, se formou na Universidade Nacional de Seul e posteriormente seguiu estudos em academias europeias. Sua estreia na Europa aconteceu em 2013, no Hamburg State Opera, onde se tornou membro do International Opera Studio, entre 2003 e 2006, atuando em papeis em óperas como “La Traviata”, além de “Rigoletto”, já em Viena, ambas de Giuseppe Verdi, e Requiém de Mozart no Mountains Music Festival realizado na Coreia.

Segundo Ho Yoon, um número cada vez mais crescente de jovens tem se interessado pela ópera e pelos gêneros clássicos, e isso tem permitido com que ainda mais pessoas de todo o mundo experienciem a ópera.

Confira o trailer da ópera La Boheme com participação de Chung Ho Yoon:

Fonte: Brazilkorea | Opera AustraliaKorea Times

avatar
About Barbara Brisa

Editora de conteúdo (Brasília) - Socióloga e pesquisadora sobre cultura e tradição coreana.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *