KOCCA revela pesquisa com os maiores nomes de influência popular de todos os tempos da Onda Hallyu.
Lançada nesta terça-feira, a pesquisa da Korea Creative Content Agency – KOCCA, foi realizada entre mais de 10 figuras culturais, incluindo professores, escritores e profissionais da comunicação social, além de uma amostra de 1000 entrevistados do público em geral. A pesquisa buscou apresentar um panorama da Onda Hallyu, suas produções e alcance a nível global. Para tanto, a classificação do conteúdo Hallyu foi organizado em sete gêneros, sendo eles: Programas de TV, Jogos, Manhwa, Webtoons, Animação, Artistas musicais e Produção de shows ao vivo.
Entre os nomes de destaque selecionados da cena musical na Onda Hallyu estão no Top 5 grandes figuras do kpop, como PSY, TVXQ, Big Bang, Girls’ Generation e a cantora BoA. Essa indústria que hoje é uma das mais fortes dentro do mercado coreano registrou em 2012 aproximadamente 3.994.925 milhões de vendas, e compõe 33,3% do número total de empresas na indústria de conteúdos criativos.
Entre Programas de TV e Dramas, o Top 5 trouxe o reality show Running Man, e quatro dramas, “Jewel in the Palace,” “Winter Sonata”, “My Love from the Star”, e “Autumn in My Heart”.
Já entre os musicais e shows ao vivo mais populares da Onda Hallyu, estão “Nanta” (Em cartaz desde outubro de 1997, é uma das produções mais populares coreanas, além de seu crescente reconhecimento internacional, tendo passado pela Broadway e diversos outros países do mundo), “The Last Empress,” “Jump,” “Gwanghwamun Love Song” e “Ballerina who Loved a B-boy” (Musical de Choi Yoon Yeop, que estreou em dezembro de 2005 e desde então tem ganhado popularidade em todo o mundo).
Pororo (exportado para mais de 130 países e que chegou este ano ao canal brasileiro TV Cultura, Pucca, Larva, Robocar Poli e o pequeno dinossauro Dooly (Que recebeu em julho deste ano, a inauguração de um museu exclusivo dedicado ao desenho) foram os Top 5 na categoria Animação, enquanto os Manhwa’s mais populares na Onda Hallyu foram, “Yeol Hyul Gang Ho“, “Full House“, “Palace“, “A Daunting Team” e “Priest“.
Na categoria de jogos, os mais influentes incluem “Lineage“, “Crossfire“, “Dungeon and Fighter“, “Maple Story” e “Modoo Marble“. Por fim, entre os Webtoons (mercado que rendeu em 2012 758.525 milhões de dólares), foram listados no top 5, “Noblesse”, “Sound of Heart”, “Misaeng”, “Shin Gwa Hamkke” e “Hello Schoolgirl.”
Para Song Sung Gak, diretor da KOCCA, estes números e o resultado ao qual se qualificou essa pesquisa, se refletem através de um empenho de propagação a nível global da cultura coreana e de seus elementos. Ainda sobre os levantamentos, será realizada nesta sexta-feira (23) no Coex em Gangnam-gu, um fórum público onde serão discutidos os resultados da Pesquisa da Onda Hallyu.
Fontes: KOCCA | Korea Herald (inglês)
[…] hoje não só entre os coreanos, como entre os estrangeiros, sendo parte destes influenciados pela Hallyu, já que é comum encontrar em diversas cenas de dramas coreanos, personagens consumindo tipos […]