calendário coreano

Imagem: aliexpress.com

O calendário coreano é derivado do calendário chinês e podem se observar diversas datas que não são comemoradas em nosso país. Conheça as diferenças e as datas especiais da Coreia do Sul.

O calendário tradicional coreano é um calendário lunisolar, como o de outros países da Ásia Oriental. As datas são calculadas a partir do meridiano da Coreia, enquanto feriados e festivais são baseados em outros elementos da cultura coreana.

Tipos de calendários:

Na atualidade existe aproximadamente 40 calendários em uso no mundo, que podem ser classificados em três tipos.
Solares: Baseados no movimento da Terra em torno do Sol; os meses não têm conexão com o movimento da Lua. (exemplo: Calendário Cristão)
Lunares: Baseados no movimento da Lua; o ano não tem conexão com o movimento da Terra em torno do Sol. (exemplo: Calendário Islâmico)
Note que os meses de um Calendário Lunar, como o Islâmico, sistematicamente vão se afastando dos meses de um Calendário Solar, como o nosso.
 Lunisolares: Os anos estão relacionados com o movimento da Terra em torno do Sol e os meses com o movimento da Lua em torno da Terra. (exemplo: Calendário Chinês)

No calendário lunisolar, cada ano possui doze lunações, somando um total de 354 dias. Para não perder a sincronia com o ciclo solar (de 365,25 dias), é acrescentado um mês aproximadamente a cada três anos. Dessa forma não se perde a simultaneidade nem com o ciclo solar, nem com o lunar.

O calendário coreano é derivado do calendário chinês,  porém para os feriados tradicionais e para o cálculo da idade das pessoas é observado o calendário lunar (para calcular sua idade na Coreia, clique AQUI).

O calendário coreano também é influenciado por outros fatores: o zodíaco chinês de 12 signos (animais), que era utilizados para a contagem de horas e anos. Os dez elementos celestes, combinados com os 12 signos formam um ciclo de sessenta ano. Os vinte e quatro termos solares (Golgi / 절기 / 節氣) no ano, espaçados aproximadamente 15 dias de intervalo e os meses lunares, incluindo meses bissextos adicionados a cada dois ou três anos.

O maior festival na Coreia hoje é Seollal, o primeiro dia do Ano Novo tradicional coreano, que é a primeira lua nova no mês lunar 1.

Festivais importantes do calendário coreano incluem: Daeboreum também referido como Boerum Dal (a primeira lua cheia do ano novo lunar), Chopail (Vesak – nascimento de Buda), Dano (Festival da primavera) e Chuseok (Festival da colheita). Festivais menores incluem o Yudu (Festival de verão) e Donji (solstício de inverno), entre outros.

Fontes: Wikipedia e Observatório UFMG

avatar
About Alcina Knabben

Editora Executiva (Florianópolis - SC) - professora universitária, mestre em administração, apaixonada pela Coréia (negócios, maquiagem, comidas e TV) tem se dedicado a importação e a divulgação da cultura coreana.

One Response to Entenda o Calendário Coreano e suas datas comemorativas
  1. avatar

    Finalmente entendi haha
    Post super interessante, adorei. Amando esse site! Parabéns pelo trabalho! ♡


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *