O calendário coreano é derivado do calendário chinês e existem diversas datas que não são comemoradas em nosso país. Conheça as diferenças e as datas especiais da Coreia do Sul.
Na atualidade existe aproximadamente 40 calendários em uso no mundo, que podem ser classificados em três tipos.
Solares: Baseados no movimento da Terra em torno do Sol; os meses não têm conexão com o movimento da Lua. Exemplo: Calendário Cristão
Lunares*: Baseados no movimento da Lua; o ano não tem conexão com o movimento da Terra em torno do Sol. Exemplo: Calendário Islâmico
Lunisolares: Os anos estão relacionados com o movimento da Terra em torno do Sol e os meses com o movimento da Lua em torno da Terra. (exemplo: Calendário Chinês)
O calendário tradicional coreano é um calendário lunisolar, como o de outros países da Ásia Oriental. No calendário lunisolar, cada ano possui doze lunações, somando um total de 354 dias. Para não perder a sincronia com o ciclo solar (de 365,25 dias), é acrescentado um mês aproximadamente a cada três anos. Dessa forma não se perde a simultaneidade nem com o ciclo solar, nem com o lunar.
As datas são calculadas a partir do meridiano da Coreia. Porém feriados e festivais são baseados em outros elementos da cultura coreana.
Outros fatores que influenciam o calendário coreano:
– O zodíaco chinês, de 12 signos (animais), que era utilizado para a contagem de horas e anos.
– Os dez elementos celestes, combinados com os 12 signos, formam um ciclo de sessenta anos.
– Os vinte e quatro termos solares (Golgi / 절기 / 節氣) no ano, espaçados aproximadamente com 15 dias de intervalo – Os meses lunares, incluindo meses bissextos adicionados a cada dois ou três anos.
Festividades Coreanas
Atualmente, o maior festival na Coreia é Seollal. O primeiro dia do Ano Novo tradicional coreano é comemorado por ser a primeira lua nova no mês lunar 1.
Festivais importantes do calendário coreano incluem: Daeboreum também referido como Boerum Dal (a primeira lua cheia do ano novo lunar), Chopail (Vesak – nascimento de Buda), Dano (Festival da primavera) e Chuseok (Festival da colheita). Festivais menores incluem o Yudu (Festival de verão) e Donji (solstício de inverno), entre outros.
O calendário coreano é derivado do calendário chinês, porém para os feriados tradicionais e para o cálculo da idade das pessoas é utilizado o calendário lunar. Para saber como calcular sua idade na Coreia visite nossa artigo AQUI.
*Note que os meses de um Calendário Lunar, como o Islâmico, sistematicamente vão se afastando dos meses de um Calendário Solar. Isto acontece em relação ao calendário utilizado no Brasil.
Fontes: Wikipedia e Observatório UFMG
1ª publicação: 18/03/2016