A Coreia do Sul vem chamando atenção no cenário global, dos dramas coreanos, kpop, games, kfashion, cultura a comida. O país se tornou alvo de admiração para muitas pessoas. Se você planeja conhecer o país, conhecer estas 10 curiosidades será fundamental.
-
É uma das maiores economias do mundo
Em 2017 a Coreia do sul se fez presente no ranking do World Bank, ocupando a 12ª posição, bem como no Ranking Econômico Mundial, na 15ª posição.
-
Tem uma indústria cinematográfica crescente
Com filmes como Invasão Zumbi, que ganhará um remake americano, Em Chamas, pré listado como indicado ao Oscar 2019 de Melhor Filme Estrangeiro, e Okja, indicado à Palma de Ouro em Cannes 2017, o país têm chamado a atenção da indústria cinematográfica mundial.
-
É conhecido mundialmente por procedimentos cirúrgicos voltados para o ramo da estética
Em 2015, de acordo com a pesquisa do Gallup Korea, uma em cada três mulheres no país com idade ente 19 e 29 fizeram cirurgia estética. Fazendo com que a Coreia tenha a maior taxa per capta de cirurgias cosméticas no mundo. Leia sobre o padrão de beleza coreano em nosso artigo AQUI.
-
O nome Coreia deriva-se de Goryeo
Goryeo era uma das antigas dinastias do país e que fez enormes avanços em arte e cultura com o aprimoramento da sua arquitetura, cerâmica, impressão e fabricação de papel.
-
Encontros a cega (소개팅) são muito comuns
Esse tipo de encontro, que pode ser de dupla ou em grupo, é muito frequente entre os jovens universitários. Saiba mais AQUI.
-
O prato nacional do país é o Kimchi.
Essa comida é tão presente na vida do coreano que, no final do outono, as comunidades coreanas se juntam para preparar e preservar o kimchi em grandes quantidades. Tal ação foi considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2013.
-
As casas coreanas têm o piso aquecido
Esse sistema chamado Ondol, aquece o piso através de canos distribuídos sob as residências. Como consequência, os coreanos se reúnem para comer, dormir e conversar no chão.
-
A rosa de saron é a flor oficial do país
Muito popular entre os coreanos, a flor é conhecida como mugunghwa (무궁화). Durante a dinastia Goryeo, era comum referir-se ao país como “terra dos mugunghwa (무궁화)“, fazendo com que seja um símbolo da história coreana.
-
Os sobrenomes mais comuns da Coreia são Kim, Lee e Park
De acordo com o Gabinete Nacional de Estatísticas da Coreia do Sul, em 2000 haviam 9.9, 6.7 e 3.8 milhões de pessoas com os sobrenomes Kim, Lee e Park respectivamente. Esses três sobrenomes contabilizavam quase 45% da população da época. Saiba mais sobre os nomes coreanos AQUI.
-
A lei limita o trabalho em 52 horas por semana
Esse limite foi modificado em 2018, pois, o limite legal era de 68 horas semanais. Dentre os 37 países contabilizados pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, em 2017, a Coreia do Sul obteve a terceira maior pontuação referente a horas trabalhadas, com uma média de 2.024 horas anuais por pessoa.
Você pode conferir mais curiosidades sobre o país aqui. Conhece outras curiosidades sobre a Coreia do Sul? Deixe nos comentários
Fontes: (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10) (11) (12) (13)
Interessante, a coreia é realmente muitoooooo, diferente!
Adorei as curiosidades pq fugiu do q eu já sabia