BRAZILKOREA | O site mais completo sobre a Coreia do Sul

[Especial BrazilKorea] Etiqueta Coreana: Dicas Importantes

etiqueta

Imagem: 10mag.com

Do ato mais simples de presentear ao modo de entregar seu cartão de visitas, de um agradável jantar á uma reunião de negócios, de como você bebe soju até como agir no metrô, de encontros informais a mais alta formalidade. Na serie de etiqueta coreana você aprendeu algumas normas para agir em situações específicas. Neste post, você confere dicas gerais sobre o tema.

Na Coreia, levam-se muito a sério normas e instruções. Se tem algum cartaz ou anúncio que diz que algo não deve ser feito, como por exemplo “não fume” ou “não alimente os animais”, ou que diga que algum lugar é reservado, não ignore, siga corretamente estas instruções.

Verifique se o seu arco está cumprindo seu propósito e que você está colocando esforço. Os níveis de esforço são muitas vezes perceptíveis em arcos.

Quando ocorre o aperto de mão, estes normalmente acompanham o arco.

Ao chamar uma pessoa, utilize o título ao invés do nome. Então, ao invés de chamar o seu sogro de “Mr. Park, “o título 아버지 (pai) é mais apropriado. Na maioria das vezes os títulos são bastante evidentes (ou seja, professores, chefes, etc.). Se você já não tem certeza, é só perguntar! Isto é comum na Coreia.

Use as duas mãos ao entregar e receber objetos.

Os relacionamentos mais comuns e frequentes ocorrem entre colegas de trabalho, então se quer fazer amigos você já sabe como começar. No trabalho, seja responsável e faça sempre o melhor e da maneira correta. Lembre-se de sempre seguir o protocolo necessário.

Evite tocar e encostar nas pessoas que não tem proximidade, mesmo que já se conheçam a muito tempo.

E, para finalizar esta serie, uma última dica: seja você! Seguir normas de etiqueta não significa ser outra pessoa ou perder sua espontaneidade, e sim agir de modo respeitoso perante uma cultura diferente. Claro que sempre vão haver exceções, não se sinta ofendido e nem se sinta confiante demais, apenas por conhecer estas normas.

Com esta serie, queremos que você entenda e possa se aproximar um pouco da cultura coreana, e de modo algum ditar seu comportamento.

Fonte: seoulisticediplomat e kwintessential

Sair da versão mobile