casal coreano

Imagem: otakusfanaticos.wordpress.com

Do ato mais simples de presentear ao modo de entregar seu cartão de visitas, de um agradável jantar á uma reunião de negócios, de como você bebe Soju até como agir no metrô, de encontros informais a mais alta formalidade. Na serie de etiqueta coreana você aprendeu algumas normas para agir em situações específicas, mas neste post falaremos sobre algumas normas gerais.

Na Coreia, levam-se muito a sério normas e instruções. Se tem algum cartaz ou anúncio que diz que algo não deve ser feito, como por exemplo “não fume” ou “não alimente os animais”, ou que diga que algum lugar é reservado, não ignore, siga corretamente estas instruções.

Mais respeito deve ser mostrado em situações formais, que vão de uma conversa com alguém importante a um encontro às cegas, ou quem sabe conhecer seus sogros(oremos… rs).

Verifique se o seu arco está cumprindo seu propósito e que você está colocando esforço. Os níveis de esforço são muitas vezes perceptíveis em arcos.

Quando ocorre o aperto de mão, estes normalmente acompanham o arco.

Ao chamar uma pessoa, utilize o título ao invés do nome. Então, ao invés de chamar o seu sogro de “Mr. Park, “o título 아버지 (abeoji -” pai “) é mais apropriado. Na maioria das vezes os títulos são bastante evidentes (ou seja, professores, chefes, etc.). Se você já não tem certeza, é só perguntar! Isto é comum na Coreia. Se perguntar diretamente a pessoa for difícil para você, pergunte para alguém, qual o título correto a ser utilizado.

Use as duas mãos ao entregar e receber objetos.

Os relacionamentos mais comuns e frequentes ocorrem entre colegas de trabalho, então se quer fazer amigos você já sabe como começar. No trabalho seja responsável e faça sempre o melhor e da maneira correta. Lembre-se de sempre seguir o protocolo necessário.

Evite tocar e encostar nas pessoas que não tem proximidade, mesmo que já se conheçam a muito tempo.

E para finalizar esta serie uma última dica: seja você! Seguir normas de etiqueta não significa ser outra pessoa ou perder sua espontaneidade, e sim agir de modo respeitoso perante uma cultura diferente. Claro que sempre vão haver exceções, não se sinta ofendido nem se sinta confiante demais, apenas por conhecer estas normas.

Com esta serie queremos que você entenda e possa se aproximar um pouco da cultura coreana, e de modo algum ditar seu comportamento! Siga seu instinto e mostre sua personalidade, o queremos é apenas te ajudar para que possa fazer isso da melhor maneira possível!

Fonte: seoulistic.comwww.ediplomat.com e www.kwintessential.co.uk

avatar
About Cecilia Bohrer

Editora de Conteúdo (Belo Horizonte - MG) - Estudante de jornalismo é apaixonada por comunicação, cultura oriental e o meio gospel. É editora do BrazilKorea, chefe de redação do O-Studiomix, apresentadora da Rádio Conexão Kpop, tradutora da page LifeInKorea, repórter do Centro Cultural coreano, trainee de produção de TV na Rede Super, e fez diversas participações em programas e eventos. Além de ser uma grande admiradora da cultura coreana.

One Response to [Especial BrazilKorea] Etiqueta Coreana: Dicas Importantes
  1. avatar

    […] Etiqueta Coreana: Dicas Importantes – No último post da série falamos de normas gerais que abrangem diversas situações que é possível encontrar quando estiver na Coreia. […]


[top]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *